quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Estado do Rio vai garantir exames a mulheres com histórico de câncer de mama na família

Lei 'Angelina Jolie' foi publicada nesta quarta-feira (26); exames para identificar mutação serão feitos pelo SUS



O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, sancionou a Lei Angelina Jolie, autorizando o estado a realizar exames gratuitos que dectetam sequenciamento genético em mulheres com histórico de câncer de mama ou de ovário na família. O texto foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial e prevê a realização de exames por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O exame, que custa cerca de R$ 6,7 mil, passara a ser feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) e podera diminuir a chance de aparecimento do câncer nas pacientes em todo o estado. Não há prazo, no entanto, para o pacto ser firmado e os exames serem liberados.

A lei diz ainda que o estado poderá ter uma '"cooperação técnica" com o município na realização dos exames, que identificam se a paciente tem mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, que evitam o câncer de mama. Quando essa mutação ocorre, há maior probabilidade de a doença aparecer. 

O nome da lei — de autoria da deputada estadual Márcia Jeovani (PR) — foi inspirado no caso da atriz norte-americana Angelina Jolie, que realizou o exame. Ao identificar a mutação, ela decidiu retirar os ovários com "medo de câncer". Ela perdeu a mãe, avó e tia peladoença. 

"Há dois anos escrevi sobre minha escolha de submeter-me a uma dupla mastectomia preventiva. Um simples teste de sangue revelou que tinha uma mutação genética (...) com um risco estimado de 87% de sofrer câncer de mama e 50% de câncer de ovários. Perdi a minha mãe, minha avó e minha tia para o câncer", declarou Jolie, na ocasião.

Atriz americana Angelina Jolie

O médico da atriz havia relatado que o nível de mutação de uma proteína chamada CA-125 no sangue de Angelina, monitorada para detectar o risco de câncer de ovário, era normal. Porém, "havia uma série de marcadores inflamatórios que eram altos" e que poderiam apontar umcâncer incipiente. "O câncer de ovário da minha mãe foi diagnosticado quando ela tinha 49 anos. Eu tenho 39", completou a atriz


Câncer de mama
O câncer de mama é o carcinoma mais comum em mulheres, respondendo por 22% do total de casos novos a cada ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Estimativa do instituto aponta que o país registrou 52.680 novos casos da doença apenas em 2012. São considerados fatores de risco, tanto para homens quanto para mulheres, histórico familiar, obesidade, sedentarismo e antecedente de patologias mamárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário