quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Rio Rural alcança meta de 2016 nascentes protegidas, um ano antes do previsto


A mais de 300 km de distância da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o agricultor Carlos Roberto Braz, da microbacia hidrográfica Bela Vista/São Sebastião, em Natividade, no Noroeste Fluminense, já conquistou seu lugar no pódio da sustentabilidade. Ele é um dos agricultores que, com incentivos do Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, protegeram nascentes em suas propriedades, contribuindo para o alcance, com um ano de antecedência, da meta de 2016 nascentes protegidas até as Olimpíadas.


"Os produtores estão fazendo a sua parte em um desafio que é de todos. Nosso estado tem potencial de proteção de 14.600 nascentes e preservação de cerca de 45 mil quilômetros de cursos d'água. Este é um legado da Agricultura fluminense para as próximas gerações e inspiração para que a sociedade se torne protagonista no uso sustentável dos recursos naturais", comemorou o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.

Lançada em 2010, a campanha do Rio Rural envolveu agricultores, técnicos da Emater-Rio, educadores, estudantes e instituições parceiras, através de atividades de conscientização e trocas de experiências. Com incentivos financeiros diretos não reembolsáveis do programa, 1.661 produtores receberam o total de R$ 3,1 milhões para a execução das ações conservacionistas.

Um dos primeiros a aderir à iniciativa, Carlos Roberto Braz protegeu uma nascente em 2010, com recursos do Rio Rural. Desde então, a preservação ambiental é uma rotina em sua vida. No mês passado, ele recebeu do programa R$ 6,8 mil para a recomposição de uma área de recarga hídrica com espécies nativas, projeto que contribui para retenção de água no solo. Parte desse investimento será usado também na compra de equipamentos para melhoria da atividade agrícola. "Estou preservando, tentando fazer melhor do que meu pai e dando o exemplo para que meu filho continue esse trabalho, quando eu estiver encerrando minha carreira" disse o produtor, com entusiasmo.

As nascentes são pontos onde se originam os córregos e rios que abastecem as áreas rurais e urbanas. De acordo com estimativas do Rio Rural, o volume de água produzido em 2016 nascentes equivale a 2.600 piscinas olímpicas cheias por ano. Além da continuidade dos incentivos a projetos de conservação dos recursos hídricos, o programa busca novos parceiros para ampliar as ações da campanha. "A sustentabilidade desse trabalho passa pela conscientização das comunidades rurais de que proteger o ambiente é bom para sua unidade de produção e para a qualidade de vida de sua família. Além disso, buscamos integrar recursos para manter e ampliar esses projetos", explicou Nelson Teixeira, secretário executivo do Rio Rural.

Fonte: ASCOM/RIORURAL
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário