quinta-feira, 13 de agosto de 2015

UFF inaugura ala de pesquisa de ponta em neurociência



O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) da Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugurou nesta quarta-feira (12) uma ala de pesquisa em Neurociência. Serão 16 salas com os mais novos equipamentos para gerar novas formas de diagnóstico e tratamento de neuropatias (doenças ou problemas no funcionamento dos nervos). 

O local conta, inclusive, com um equipamento capaz de medir as vias da dor crônica para melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças. Coordenador de Pesquisa Clínica e Neurociência,Osvaldo Nascimento revela que o equipamento mostra se está doendo tanto quanto o paciente está dizendo. 

“Os nervos formam o que os médicos chamam de vias sensitivas, e elas estão por todo o corpo. É por essas vias que o aviso de dor é levado até o cérebro. Os aparelhos são tão sensíveis que analisam até as fibras mais finas dentro dos nervos e descobrem se há algum distúrbio ou lesão”, explicou. 

Segundo o coordenador, o laboratório é voltado exclusivamente para a pesquisa acadêmica e receberá voluntários de acordo com a necessidade do estudo. 

“A importância do Núcleo no Brasil é a sua produção de conhecimento e isso certamente vai orientar condutas terapêuticas no próprio Estado e em âmbito nacional”, afirma. 

Fonte:Ofluminense.com
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário