O Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rêgo, órgão
da Marinha do Brasil, aprovou o projeto de implantação do VTS (Vessel Traffic
Service) no Porto do Açu. O VTS é um sistema que monitora ativamente o tráfego
aquaviário, melhorando a segurança e eficiência na movimentação de embarcações.
O Açu será o primeiro porto brasileiro a contar com o sistema, que fornece uma
série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga
e bandeira das embarcações.
Os fatores chave do VTS são a equipe qualificada, a
tecnologia instalada e a integração das informações. Entre os principais
dispositivos estão o AIS (Automatic Identification System), o Radar, os
sistemas de comunicação e o medidor de altura das ondas, maré e vento, além das
câmeras de monitoramento.
A previsão é que, até o final de novembro, a Marinha emita a
Licença de Operação do VTS.
Integração — O VTS, que é integrado ao AIS, funciona
como um scanner 360º, com alcance de 50 quilômetros. Ele detecta, em tempo
real, embarcações de pequeno porte dos mais diversos tipos, como barcos de
apoio e de pesca. O sistema mostra em ambiente gráfico os movimentos das
embarcações, colocando-as sobrepostas a uma carta náutica digital, informando a
identificação de cada embarcação, evitando com isso o posicionamento indevido.
O AIS, já em funcionamento no Açu, monitora todas as
embarcações de grande porte destinadas ao porto ou que operam no canal do
Terminal 2.
Além disso, há o monitoramento realizado por meio de câmeras
de vigilância de alta-definição com visão noturna, sistema de comunicação via
rádio com todas as embarcações que entram e saem do canal, sensores, entre
outros equipamentos, que recebem dados que permitem monitorar e controlar o
tráfego marítimo.
Essa integração torna o Porto do Açu o mais eficiente em
segurança marítima do país. A previsão é que o Açu movimente, num prazo de 5
anos, cerca de 6 mil embarcações por ano.
Sistemas VTS estão instalados em mais de 500 portos em todo
o mundo. No Relatório de Competitividade Global de 2014/2015, do Fórum
Econômico Mundial, a qualidade da infraestrutura portuária de 144 países foi
avaliada. O Brasil foi classificado na 122ª posição, ficando à frente apenas da
Venezuela e Bolívia, em relação aos países da América do Sul. Pesquisa da
Confederação Nacional dos Transportes aponta que a não existência de VTS
contribui para o atraso do modelo de gestão dos portos.
Fonte: Folha da Manhã
Foto: Rodrigo Silveira
Olá Alessandra,
ResponderExcluirMeu nome é Dennis Teixeira e sou um dos diretores da DefenSea Consultoria, sediada no Rio de Janeiro.
Gostaria de parabeniza-la pela importante matéria sobre a implantação de um VTS no Porto do Açu.
A DefenSea Consultoria participou diretamente deste projeto, inclusive com a elaboração de procedimentos operacionais, orientação para o treinamento dos operadores e condução do processo de homologação na Marinha.
Nós possuímos experiência anterior em projetos deste tipo, inclusive no exterior.
Em fevereiro deste ano, publicamos em nosso site um texto bastante interessante sobre a situação portuária nacional, com foco na implementação de sistemas de controle de tráfego marítimo (VTS) e, coincidentemente, abordamos alguns pontos citados no seu post.
Assim, convido-lhe a acessar a matéria no site da DefenSea Consultoria em http://www.defensea.com.br/noticias/a-situacao-portuaria-no-brasil-implementacao-de-sistemas-de-controle-de-trafego-maritimo-e-de-melhorias-na-seguranca-fisica-das-instalacoes/
Caso necessite esclarecer alguma dúvida, por favor contate-nos pelo contato@defensea.com.br
Muito obrigado.