quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Outubro Rosa com caminhada em SJB


Com uma grande caminhada pelas principais ruas da sede do município de São João da Barra, a campanha Outubro Rosa cumpriu, nesta quarta-feira, 21, a missão de levar à população mensagens a respeito da prevenção do câncer de mama e da realização periódica de exames para detecção precoce da doença. Realizada pelas secretarias de Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social e Direitos Humanos, a caminhada foi um grande marco em homenagem ao mês mundial da prevenção da doença e a cidade amanheceu pintada de rosa e branco.

Alunos de escolas municipais, colaboradores das três pastas e a população saíram da Praça de Santo Antônio, percorreram as ruas Quintino Bocaiuva, Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Praça São João Batista, Praça São Benedito e retornaram à Praça de Santo Antônio. À frente da caminhada, banda marcial e faixas. Houve, durante o trajeto, distribuição de panfletos e profissionais da saúde aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas da população.

“Como paciente de câncer, faço apelo a todas as mulheres do nosso município para que se cuidem, procurem as unidades de saúde para realizarem os exames de mama e, também, o de colo de útero”, disse a secretária de assistência social, Swany Gomes, acrescentando que o câncer precisa ser detectado cedo para que seja curado.

Outras ações: A Prefeitura, através da secretaria de Saúde, implantou o Calendário da Mulher objetivando estimular não só a prevenção do câncer de mama como de outras doenças, através da Caravana Rosa, iniciada na última terça-feira, 20, na sede do município. O projeto é desenvolvido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) com apoio da empresa Sanjoanense Campostur e do Grupo Thoquino. Nesta quarta-feira, dia 21, a ação aconteceu em Cajueiro e, no dia 23, será a vez de Atafona e Grussaí. No dia 26, a iniciativa se repete em Barcelos. Mato Escuro e Açu recebem o projeto no dia 27.




Fonte: ASCOM
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário