A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (13/10), em segunda discussão, o projeto de lei 3.385/10, do deputado Carlos Minc (PT). A proposta cria o sistema cicloviário no Estado, para incentivar o uso de bicicletas para transporte. O texto determina que a bicicleta seja considerada modal efetivo de mobilidade, com locais específicos para estacionamento e rede viária própria.
O sistema deverá se articular com o transporte de passageiros e agregar infraestrutura para a guarda de bicicletas nos terminais de transporte. O texto estabelece ainda que as novas vias públicas sejam obrigadas a destinar espaços para o acesso e circulação de bicicletas. Segundo o autor, o projeto busca criar condições para que as pessoas usem cada vez mais a bicicleta como meio de transporte para ir trabalhar, por exemplo.
Minc explica que o projeto integra a bicicleta aos transportes públicos, criando incentivos e diminuindo burocracias. “O objetivo é estimular para que, cada vez mais, a bicicleta seja um meio seguro, de lazer e transporte, ajudando as pessoas a entrarem em forma, emitindo menos carbono pra diminuir o efeito estufa no planeta”.
Por ter recebido emendas em segunda discussão, o texto vai à redação final, que será votada pela Alerj.
Fonte: ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário