sábado, 10 de outubro de 2015

Italva recebe oficina preparatória para implantar unidades de produção de cana forrageira


Produtores de seis microbacias do município de Italva, no Noroeste Fluminense, participaram da Oficina Tecnológica de Cana Forrageira, realizada pelo Núcleo de Pesquisa Participativa do Programa Rio Rural, em 30 de setembro. Ministrada pelo pesquisador da Pesagro-Rio, Arivaldo Ribeiro Viana, no Centro de Treinamento da Emater-Rio, a oficina teve como objetivo preparar os agricultores para a implantação, nas próximas semanas, das unidades de pesquisa sobre cana forrageira como suplementação alimentar para o rebanho bovino. Esta prática busca garantir a alimentação do gado em épocas de estiagem, quando há falta de pastagens.

Os primeiros criadores a receber as unidades de produção de cana forrageira serão José Correa e Ezio Garcia. De acordo com o membro do Comitê Gestor da Microbacia (Cogem) do Córrego Marimbondo, Josué Gomes Moreira, há muitos produtores locais interessados em adotar a prática. “Na seca do ano passado, comprávamos cana de outro município por 1.200 reais o caminhão. Se houver outra estiagem como aquela, estaremos mais protegidos”, declarou.

As variedades de cana utilizadas serão a RB 867515 e a RB 739735. Segundo Josué, o plantio de cana adequada à alimentação do gado ainda é pouco difundido em sua região. “Aqui não existe essa variedade e os criadores dão um tipo de cana mais dura para o gado. Essa é mais macia e melhor para a produção do leite. Estamos querendo conhecer”, disse o produtor, que é também presidente da associação local de produtores. 

Estiveram presentes na oficina os extensionistas da Emater-Rio em Italva, o coordenador do Núcleo de Pesquisa Participativa do Rio Rural, Luiz Antônio de Oliveira, a coordenadora no Norte Fluminense, Lucia Valentini, além de assistentes técnicos da Pesagro-Rio.

Pecuária sustentável

A pesquisas realizadas no município estão interligadas às atividades do Projeto Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro - Intecral, uma parceria científica com o Governo da Alemanha com o objetivo de promover o acesso a tecnologias adequadas à agricultura familiar no estado. Além do plantio de cana forrageira, serão implantadas unidades de pesquisa sobre sistemas silvipastoris, prática que combina criação de gado com plantio de árvores.


Dos dez produtores locais envolvidos, quatro terão unidades de plantio de cana-forrageira, enquanto outros quatro vão implantar sistemas silvipastoris. Assim como eles, os demais terão apoio no manejo dos rebanhos, incluindo vacinação e inseminação gratuita, além de acompanhamento veterinário. Além disso, está prevista a aquisição de três perfuradores de solo para o plantio de pastagens nas unidades de produção.

De acordo com o extensionista da Emater-Rio e executor do Rio Rural na microbacia Valão da Prata, Wagner Nunes do Nascimento, todas as unidades de pesquisa terão tecnologias ecológicas. “Uma das novidades é um sistema de irrigação subterrâneo pioneiro no Estado, que apresenta consumo de água 60% menor”. Ele lembra também que, por se tratar de práticas sustentáveis, não serão utilizados agrotóxicos, herbicidas ou adubos químicos.

Fonte: ASCOM
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário