Ao longo da história da humanidade, a construção de pontes sempre representaram grandes desafios de engenharia. Agora imagine o nível de complexidade envolvendo a criação de uma longa ponte, para tráfego intenso de veículos e trens sobre o mar. Mas as dificuldades não param por aí, porque a ponte deveria desembocar em um túnel sob as águas. É por isso que a Ponte Oresund é um dos maiores feitos da engenharia moderna, ligando a Dinamarca à Suécia de uma forma absolutamente incrível.
Essa construção extrema envolve todo o complexo de Oresund Fixed Link, que conecta as cidades de Malmö, na Suécia, a Copenhage, na Dinamarca. Partindo de Copenhagen, os motoristas passam primeiramente pelo impressionante túnel submerso com 4km de comprimento. Em seguida, volta-se ao nível do mar sobre Peberholm, que é uma ilha artificial construída a partir dos materiais descartados durante a construção. Em seguida, chega-se propriamente à ponte, que é estaiada e possui 8km de extensão.
Dessa forma, é a maior ponte estaiada do mundo, considerando o tráfego de veículos e trens. A construção teve início em 1995 e terminou em 1999. O seu custo foi de aproximadamente 5,7 bilhões de dólares (aliás, valor “relativamente pequeno” quando pensamos nos escândalos de corrupção no Brasil).
Veja agora no vídeo a seguir imagens dessa extra ordinária “ponte-túnel”.
Para mais videos e informações, acesse o link clicando (aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário