sábado, 17 de outubro de 2015

Desmatamento e queimada em Área da restinga de Jurubatiba, descobertas por fiscalização ambiental de Quissamã


Durante trabalho da Guarda Ambiental de Quissamã, nos dias 15 e 16, uma ocorrência de desmatamento seguido de queimada na localidade de Aroeira foi registrada. Segundo informações de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, foi atingida uma área de restinga, de aproximadamente, 10 mil metros quadrados (um hectare), o equivalente a um campo de futebol.

De acordo com biólogo e fiscal de Meio Ambiente da secretaria, Luiz Antônio Fernandes, são dois delitos bastante agravantes, pois trata-se de uma área considerada de preservação permanente e situada na zona de amortecimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. O reconhecimento da área foi feito pela fiscalização de Meio Ambiente e pela Defesa Civil de Quissamã.


“É uma área protegida por lei e também utilizada pela fauna do Parque. A Guarda Municipal acionou logo a Florestal e a Defesa Civil. E para fazer o registro de ocorrência foi acionada a Polícia Militar Ambiental de UPAM Desengano. Agora as investigações ficam por conta da polícia”, informou o fiscal.

No local, também foi encontrado um galão com produto tóxico, e ainda, foi aberto um tanque com retroescavadeira para captação de água, que segundo o biólogo Luiz Antônio, provavelmente, serviria para destinar a criação de gado na propriedade.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Quissamã, Jorge da Penha, alerta e faz um pedido aos proprietários de terra, para que antes de iniciarem qualquer tipo de atividade em suas propriedades, procurem a secretaria, para que técnicos possam avaliar se há viabilidade na realização da atividade desejada, pois podem causar danos ao meio ambiente e ter prejuízos futuros.

“É preciso que tomem cuidado com relação a esse tipo de acontecimento, pois estarão passíveis de receber punições graves. Também estamos abertos a denúncias de qualquer tipo de agressão ao meio ambiente, a fauna e flora dessas áreas de proteção”, acrescenta o secretário.

Fonte: ASCOM
Fotos: Adilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário