quinta-feira, 1 de outubro de 2015

DETRO aplica mais de 4 mil multas em ônibus intermunicipais

Cerca de 1,3 mil veículos foram retirados de circulação desde o início do ano


Desde janeiro, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Transportes, aplicou mais de 4,1 mil multas e retirou de circulação cerca de 1,3 mil ônibus intermunicipais por má conservação e irregularidades na documentação. As operações de fiscalização, as vistorias anuais e as denúncias dos usuários contribuem para a melhoria da frota.

As principais irregularidades encontradas pelos fiscais são descumprimento de editais, avisos, ordens e portarias (como recusa de gratuidade, acessibilidade, falta do adesivo com telefone da ouvidoria, entre outros), falta de selo de vistoria e do Certificado de Autorização de Trafego (CAT), além de documentação irregular.


Segurança

Já a maioria das 5.870 queixas de passageiros são por irregularidade dos horários de circulação (1.118), não parada em pontos pré-determinados (1.093) e má conservação dos veículos (543). Somente na Região Metropolitana do Rio foram aplicadas quase metade das multas.

O diretor técnico do Detro, João Cassimiro, explicou que os veículos multados têm irregularidades como necessidade de reparos mecânicos e problemas de documentação. Caso as pendências não sejam sanadas, o ônibus é multado novamente e levado para o depósito público.

- À medida que intensificamos as fiscalizações dos 9.730 veículos intermunicipais, garantimos a qualidade do serviço e a segurança dos usuários - disse o diretor técnico.

Denúncias podem ser feitas por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. A população também pode usar o aplicativo Fiscal de Bolso e o WhatsApp Fale Detro no (21) 98596-8545.

Fonte:  ASCOM
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário