quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Emater-Rio promove reunião com Artesãos de SFI


Com o objetivo de fomentar, promover interações, intercâmbio de conhecimentos e valorizar a cultura regional, artesãos de SFI se reuniram com a Emater- Rio, no salão da Promoção Social de São Francisco.

Na ocasião, na última quinta-feira(13), Marcelo Erbas técnico da Emater, apresentou o Programa Rio Rural e quais as formas de adesão ao projeto. Segundo o técnico, o Programa viabiliza recursos financeiros para aquisição de máquinas, insumos de produção, matéria-prima e capacitação para artesãos.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria com a Emater, temos em nosso município muitos artesãos que produzem uma infinidada de produtos, verdadeiras obras de arte. Este incentivo só vem agregar o que já temos feito”, enfatizou a Secretária de Promoção Social Dayse Teixeira.

“Há quase dois anos, o Rio Rural plantou a semente de um trabalho que valoriza os artesãos moradores do campo, a natureza e a arte. A história da Rede de Artesanato Rural teve início com a demanda de artesãos nos encontros regionais de Comitês Gestores de Microbacias (Cogems) e foi “costurada” com o talento de mulheres e homens que procuram empreender seu próprio negócio”, explica Marcelo Erbas, acrescentando ainda que a Rede de Artesanato Rural vem trazendo inovação ao trabalho dos artesãos da zona rural fluminense. “Os conceitos que começam a ser difundidos com maior intensidade a partir de agora são o design e a sustentabilidade, gerando artesanato com apelo agroecológico, para impulsionar o segmento”.

A Rede de Artesanato Rural é formada por 133 artesãos de treze municípios das regiões Serrana, Noroeste, Centro e Sul Fluminense. Nas cidades que possuem histórico de confecção de artesanato, o Rio Rural busca valorizar esta tradição. A rede incentiva a produção de artesanato aliada ao respeito ao meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário