terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sistema de informática da Prefeitura de SFI é alvo de hackers


Funcionários da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tomaram um susto ao chegarem para trabalhar nesta segunda-feira, 17. Todos os arquivos dos servidores foram apagados durante o fim de semana. A principal suspeita é que o sistema de informática da Prefeitura tenha sido invadido por hackers.

Segundo uma fonte do Site VNOTÍCIA, foram perdidos dados digitalizados referentes à folha de pagamento, pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, nota fiscal eletrônica, IPTU, contabilidade, entre outros. O estrago teria sido grande, e durante toda a segunda-feira técnicos de informática tentaram recuperar os arquivos, mas não conseguiram.

Representantes da Prefeitura estiveram na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana para comunicar o ataque, mas voltarão nesta terça-feira, 18, para conclusão do registro de ocorrência. Segundo a delegada Ivana Morgado, o caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), com sede no Rio de Janeiro.

“Como a delegacia especializada solicitou uma série de documentos, a Prefeitura ficou de providenciá-los para o registro de ocorrência, mas orientados pela DRCI já iniciamos algumas diligências”, disse Ivana.

Esse tipo de ataque virtual vem acontecendo em outras prefeituras do país. Em alguns casos há até pedido de “resgate” para ter o sistema de volta, como se o invasor sequestrasse as informações e utilizasse de chantagem para devolver todo o sistema. 

O VNOTÍCIA entrou em contato com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, mas como já passava do horário de expediente, a Assessoria de Comunicação não conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Fazenda, o que deve ser feito na manhã desta terça-feira, 18.

O ataque foi aos computadores do servidor interno. Já a página da Prefeitura na internet é hospedada em um servidor externo, e não foi alvo dos ataques, entretanto serviços disponibilizados pelo site estão inoperantes, pois são ligados à base de dados do servidor interno.

Estão fora do ar os seguintes serviços on-line: Nota Fiscal Eletrônica, IPTU Online, Portal da Transparência e Sistema de Arrecadação. O VNOTÍCIA aguarda uma posição oficial da Prefeitura.

As informações são do site V Notícia (aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário