domingo, 30 de outubro de 2016

Saúde de SFI promove palestras de conscientização sobre o câncer de mama


A Prefeitura Municipal de SFI, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o PSF de Travessão de Barra, realizou neste mês de outubro palestras de conscientização e sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. 

O Secretário de Saúde, Jayme Tinoco, ressaltou que o intuito do evento foi incentivar a prevenção ao câncer de mama, que atinge 55 mil mulheres por ano no País. “O diagnóstico precoce permite maior chance de cura da doença. Mulheres acima de 40 anos, com histórico da doença na família, devem realizar o exame de mama. E estas ações são importantes para incentivar a prevenção”, destaca o Secretário. Enfatizando ainda que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. 

“Muitas pacientes, por medo ou desconhecimento, preferem não falar no assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal incurável e inevitável. O câncer de mama apresenta sintomas e sinais em seu estágio inicial e se descobertos cedo, podem ser tratados a tempo. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipos de câncer”, acrescentou o secretário de saúde.

Uma das palestrantes do evento, a servidora municipal Sabrina Freitas, lembrou que vive de perto o drama do câncer de mama “ Meu objetivo é desfrutar a vida e lutar contra esta doença, usar a minha experiência para informar e conscientizar as mulheres”, falou emocionada.

“A realização mensal do auto exame das mamas é essencial na prevenção ao câncer de mama. Alertar as mulheres sobre o câncer de mama é um dos meios mais eficazes para que possamos diminuir os casos da doença, que hoje está entre as principais causas de morte entre as mulheres no Brasil", informou a Administradora do PSF de Travessão de Barra, Marcilene Machado.

O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado internacionalmente. O laço rosa é o símbolo do movimento que apoia a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O Outubro Rosa acontece, logicamente, durante todo o mês de outubro e tem como objetivo alertar toda a população e principalmente as mulheres sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama.







Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário