sábado, 28 de novembro de 2015

MPRJ faz recomendação de transparência à Câmara de Cabo Frio


O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do núcleo de Cabo Frio, expediu uma recomendação expressa à Câmara Municipal de Cabo Frio para tomar medidas administrativas no sentido de manter atualizado e em funcionamento o sítio referente ao Portal da Transparência.

Dentro das recomendações, com prazo de cumprimento de 30 dias, o documento levado à Câmara daquele município indica que seja criado o serviço de acesso às informações públicas. A promotoria recomenda ainda que o corpo de servidores seja capacitado e orientado de modo que seus agentes prestem informações e orientações ao público e determina que os servidores da Câmara não se furtem, sob qualquer justificativa, a protocolarem petições, requerimentos ou pleito nesse sentido.

O documento foi expedido diante da constatação da ausência de publicidade da pauta das sessões legislativas, como ocorreu no dia 26 de novembro quando o MPRJ só conseguiu acesso à ordem do dia, após entrar em contato por telefone com servidora da Casa, depois do início da sessão, pois o documento não se encontrava no portal da transparência.

A recomendação foi expedida considerando garantir o exercício pleno da cidadania pelo amplo acesso, por todos, às informações de interesse geral. Considerou ainda a necessidade à boa administração, eficaz e transparente, dos poderes públicos.

A Câmara Municipal de Cabo Frio deverá informar as medidas tomadas e o não cumprimento da determinação suscita ao MPRJ a promoção de medidas extrajudiciais e judiciais no sentido de corrigir a ilegalidade.

Fonte: Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário