terça-feira, 3 de novembro de 2015

Novembro é mês de vacinar contra a Febre Aftosa



A partir do dia 1º de Novembro, os pecuaristas fluminenses têm um importante compromisso com a sanidade de seus rebanhos bovinos. A data marca o início da segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta campanha, que vai até o dia 30, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. O estado do Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa com vacinação, há 18 anos sem o registro da doença em seu plantel.



O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, lembra que é fundamental o envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação.

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha.

- Os criadores devem estar atentos aos prazos para a imunização e declaração da vacinação junto à defesa agropecuária, pois só assim evitarão a multa e a interdição de suas propriedades - informou.


Ele acrescentou que hoje, os controles da defesa agropecuária estadual vão desde a distribuição, o estoque e a revenda de vacinas, pelas lojas licenciadas, até a vacinação assistida em propriedades consideradas de maior risco sanitário. Portanto, é fácil identificar e aplicar as penalidades previstas na legislação para os criadores que deixarem de vacinar seus rebanhos.



Após a vacinação é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária - Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura www.agricultura.rj.gov.br, implementado pelo serviço de Defesa Agropecuária.

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário