O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, foi instituído no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988, promulgado pelo Presidente Castello Branco, e durante a sessão que aconteceu nessa quarta-feira (25/11) na Câmara de Campos, o Presidente da Comissão Extraordinária de Capitação e Doação de Sangue da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Vereador José Carlos (PSDC), parabenizou a todos doadores por fazerem um gesto de solidariedade e salvar tantas vidas.
O vereador ainda aproveita para convidar a todos que puderem, a estar junto ao hemocentro de Campos doando sangue e salvando vidas.
Para doar – Podem doar jovens e adultos de 16 até 69 anos. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Para doar também é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Além das doações na sede do Hemocentro, que funciona diariamente das 7h às 18h, instituições públicas, empresas, comunidades e municípios podem colaborar com o Banco de Sangue por meio da Unidade de Coleta Móvel, agendando visitas pelo telefone 0800 28 20 250.
Foto: Alessandra Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário