terça-feira, 10 de novembro de 2015

8º BPM de Campos utiliza a música como instrumento de proximidade e prevenção


O Projeto Oficina de Músicos fez uma apresentação na última segunda-feira (09/11), no 8º BPM de Campos, e contou com a presença de autoridades públicas e políticas.

Criada em 15 de agosto de 1967, a Banda de Músicos do 8º BPM vem ao longo desses 47 anos, fazendo o serviço de relações públicas da Polícia Militar - 8º BPM, apresentando-se em eventos cívicos, militares, religiosos, culturais e outros, para os quais venha a ser solicitada. 

A Banda de Músicos do 8º BPM, conta hoje com 20 componentes entre soldados, cabos, sargentos e subtenentes músicos, todos com alto grau de profissionalismo, conseguido através de ensaios constantes e atualização do seu repertório que hoje procura ser o mais eclético possível para atender aos diversos pedidos de tocatas realizadas anualmente. Os músicos desenvolve os seguintes projetos, "Oficina de Músicos e “Acordes Prá vida”.

O Projeto Oficina de Músicos tem como objetivo dar instrução aos adolescentes, sobre cidadania, direitos humanos, ética e música – instrumental e teórica, cooperando, assim com a diminuição da criminalidade e a profissionalização dos participantes, pois o projeto funciona na sede do 8º BPM, sendo desenvolvido através da Banda de Música da PMERJ de Campos dos Goytacazes. 

Já o Projeto “Acordes Prá vida” tem como finalidade, implementar a política de proximidade e auxiliar na diminuição do índice e indicadores de criminalidade, o projeto “Acordes pra Vida”, os músicos visitam escolas e abordam através da música temas como: direitos e deveres das crianças e adolescentes, violência familiar e cidadania.

Para participar da Oficina de Música, basta ir até o batalhão 
que fica na Rua Tenente Coronel Cardoso, nº 200, em Campos dos Goytacazes
 acompanhado pelo responsável, 
portando duas fotos 3×4 de fundo branco, declaração de escolaridade e documento de identidade.

Segundo o Sub-tenente Alberto, que é palestrante, professor e cantor da banda, o projeto tem por finalidade ensinar músicas as crianças das comunidades carentes. "Contamos hoje com um total de 200 adolescentes, o projeto está com uma agenda em vários lugares até o final do ano, Shopping Bulevard, Trianon, Super bom, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Palácio do Governador do Rio." Disse o Sub-tenente Alberto que também agradeceu em nome do 8º BPM de Campos, ao deputado estadual João Peixoto e o vereador de Campos dos Goytacazes José Carlos, pela presença e apoio ao projeto. Ele parabeniza também o Coronel Marcelo Freiman pela iniciativa, o Sub-tenente Pome maestro da banda e o Sargento Boa Morte que é professor e músico, e a todos integrantes da banda. 











Fotos: Alessandra Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário