quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Cronograma de combate à Dengue segue sem trégua em São Francisco


A segunda etapa de combate à Dengue no município de São Francisco de Itabapoana resultou na retirada de mais de 40 caminhões de lixo, principalmente no litoral e parte da zona rural. Entre as comunidades que receberam a ação nesta segunda etapa estão, as praias de Santa Clara, Sonhos e Sossego e ainda Praça João Pessoa e Imburi de Barra, na zona rural. Mais de 10 mil residências já foram visitadas nas duas etapas.

No total são 45 pessoas atuando em regime de mutirão. As equipes são formadas por agentes comunitários de saúde, agentes de endemia e funcionários de apoio e envolve as secretarias de saúde, obras, meio ambiente e turismo. A ação não se concentra apenas nas residências. A maior parte do lixo está sendo retirada de terrenos baldios, manguezais e beira de estradas. Outra atuação importante tem sido da secretaria de Meio Ambiente que está realizando o cadastro de oficinas e borracharias em geral para fazer a coleta de pneus regularmente nestes estabelecimentos.

Os relatórios do setor de Endemia da secretaria de Saúde apontam que são encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti em cerca de 8% dos imóveis visitados. “É surpreendente que depois de tantas campanhas de conscientização ainda exista uma parcela significativa da população que ainda não se conscientizou do perigo que representa a proliferação do mosquito”, constatou Vanuza Terra, coordenadora do setor de endemia da secretaria de Saúde.

“É preciso definitivamente que as pessoas colaborem cuidando de seus quintais e evitando o acúmulo de lixo nas ruas e terrenos baldios”, finalizou Vanuza.

O cronograma prossegue durante os meses de janeiro e fevereiro de 2016.

Fonte: Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário