domingo, 27 de setembro de 2015

Entrega de leite especial sofre novo atraso em Campos

Cerca de 500 famílias são prejudicadas com a falta de fornecimento. Secretaria de Saúde afirma que trabalha para suprir a demanda.



Os recorrentes atrasos na entrega de leite especial para crianças com intolerância à lactose (proteína) têm prejudicado cerca de 500 famílias em Campos dos Goytacazes. As latas são entregues a cada 15 dias, mas a distribuição está desregulada há cerca de um mês. No começo de setembro, o fornecimento estava 20 dias atrasado. O Tribunal de Justiça do Estado afirmou que 26 ações foram movidas contra a Secretaria de Saúde no mês de agosto.

Kissiane é mãe do Pedro Henrique, de 10 meses, que se alimenta exclusivamente do leite especial. Segundo ela, ao entrar em contato com a Secretaria de Saúde da cidade, foi informada de que a nova remessa sofrerá atraso. De acordo com a mãe, ela recebe 10 latas mensalmente, mas o filho consome 18 latas, que custam R$ 180 cada uma. Por causa do atraso, ela afirmou que já gastou mais de R$ 1.700 no cartão de crédito e teve que tirar em outras contas.


De acordo com Ronald Young, médico alergista, a falta desse tipo de leite pode causar problemas no desenvolvimento da criança.

No último dia 10, o município forneceu uma nova remessa do produto. Porém, segundo algumas mães que recebem o leite, o lote, que tem uma tampa de cor diferente, tem causado efeitos colaterais, como vômitos e diarreias.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que tem feito todo o serviço administrativo necessário para suprir a demanda do leite. Ainda de acordo com o município, foram entegues mais de 36 mil latas em 2015.

A administração também informou que o departamento de Gerência de Nutrição fará um recadastramento dos pacientes para que as pessoas que não têm condições de adquirir a medicação sejam antendidas. A secretaria aguarda a chegada das novas remessas para realizar o recadastramento.

Fonte: G1.com
Imagens: Intertv 

Nenhum comentário:

Postar um comentário