domingo, 3 de abril de 2016

Procissão fluvial no sábado de festa em SJB


Na tarde de sábado, 02/03, a procissão fluvial da festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, atraiu centenas de devotos à frente da igreja da padroeira da praia sanjoanense. Em seu primeiro ato a imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada pelos fiéis em direção ao bairro da Baixada, no Pontal, seguindo em um barco em cortejo pelas águas do rio Paraíba do Sul.

Os pescadores decoram as embarcações que seguiram a procissão. A santa retornou à igreja, no final da tarde, sendo recebida por uma multidão que fazia as suas homenagens por meio de aplausos e do “viva Nossa Senhora da Penha”, em mais um momento de fé e emoção, que acompanhou a coroação da santa realizada por crianças da comunidade, além de filhos de pescadores vestidos de marinheiros que abrilhantaram ainda mais as homenagens.

A Procissão, tradicionalmente realizada aos domingos da festa, teve em 2016 uma mudança na data por ser o ano de misericórdia. O Papa Francisco fez o pedido para que as irmandades não realizassem nenhum evento de grandeza neste dia. No próximo ano voltará ao normal, de acordo com a provedora da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Viviane Meireles.

A procissão fluvial contou com total apoio da Marinha do Brasil, representada pela Delegacia da Capitania dos Portos de São João da Barra, e teve a presença do Padre Marcos Paulo Pinalli da Costa, que acompanhou todo o percurso.

O Padre Pinalli agradeceu a presença de todos, convidando para a missa após a procissão e lembrou que os festejos ainda têm muita programação. “O que abrilhanta a festa de Nossa Senhora da Penha é você e sua família, é a fé que cada um manifesta”, declarou.

A moradora de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, Nilcinéia Correa Lima, participa dos festejos há 15 anos e sempre fica muito emocionada com a procissão fluvial. “É impossível conter as lágrimas nesse momento lindo que é a chegada de Nossa Senhora. Estou muito feliz de poder estar aqui mais um ano agradecendo aos milagres de Nossa Senhora da Penha. Se Deus e ela permitirem estarei aqui no próximo ano”, conta a religiosa.

A provedora Viviane Meireles explica que nesse primeiro ano como provedora da Irmandade está sendo um desafio, por ser uma festa de grande importância. “Esse é meu primeiro ano e estou tentando fazer o melhor para Nossa Senhora. A festa tem muitas atrações, mas deixo bem claro que a equipe é maravilhosa e muito unida. É o amor por Nossa Senhora que nos faz realizar um grande trabalho”, declara. 

As homenagens a Nossa Senhora da Penha tiveram início no domingo de Páscoa, 27. A tradicional festa da padroeira de Atafona é realizada pela Irmandade e conta com apoio da prefeitura de São João da Barra.



Fonte: Ascom
Fotos: PMSJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário