segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Banco Mundial vai realocar recursos para atender prioridades da agricultura no estado

 
O governador Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário de Agricultura, Christino Áureo, da presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, do secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira e da coordenadora técnica do programa, Helga Hissa, foi recebido nesta quinta-feira (25), em Brasília, pelo Diretor do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Martin Raiser. O objetivo da agenda foi pleitear junto à instituição financeira, parceira do governo do Rio de Janeiro na execução do programa de desenvolvimento rural sustentável, a realocação de recursos já contratados até 2018, em atendimento a necessidades prioritárias para o setor rural fluminense.

A proposta é que, nesse momento de emergência fiscal e financeira, o Bird antecipe recursos para dar continuidade a ações fundamentais para os agricultores, permitindo que a contrapartida dos investimentos governamentais se dê mais à frente. A medida vai possibilitar a continuidade do Estradas da Produção, reconhecidamente um programa essencial para a melhoria da infraestrutura rural, recuperando estradas vicinais para o escoamento dos produtos agropecuários até os mercados e garantindo a trafegabilidade da população do campo.




"O Bird tem sido um parceiro sensível e pronto a colaborar nas situações adversas. O apoio do banco por ocasião da tragédia na Região Serrana, em 2011, e durante a estiagem no Norte e Noroeste do Estado, no ano passado, foi vital para o pronto atendimento aos produtores rurais atingidos", ressaltou Christino Áureo. Ele lembrou que a secretaria de Agricultura vem, desde 2015, adotando medidas para redução de despesas e adequação à nova realidade de gestão financeira do Estado.

Durante o encontro, o Diretor do Bird, Martin Raiser, acenou com a possibilidade de atendimento e determinou que a missão técnica que virá ao Rio de Janeiro, na próxima semana, chefiada pelo gerente do projeto Rio Rural, Maurizio Guadagnin, tenha um olhar voltado para as novas prioridades.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário