Os moradores de São João da Barra, estão enfrentando problemas por conta das interrupções do abastecimento de água na cidade. A Cedae afirma que está tendo que suspender periodicamente o abastecimento porque o nível baixo do Rio Paraíba do Sul faz com que o mar avance e sanilize a água.
A companhia responsável pelo abastecimento na cidade disse que o valor aceitável de sal na água é de até 250 ppms (partes por milhão), e nesta quinta-feira (11) esse número estava em 1270 ppms, cinco vezes acima do valor aceitável. A Cedae afirmou que esse nível prejudica o abastecimento no ponto de captação que fica a 7 quilômetros da barra do mar.
De acordo com a companhia de água, o interrompimento é periódico e o fornecimento já foi retomado. Quem ainda tiver com algum problema de fornecimento precisa entrar em contato com a companhia para que seja feita a regularização.
A Cedae disse ainda que está em fase de licitação a perfuração de um poço para resolver o problema da salinização. Segundo a Cedae, o nível do Rio Paraíba está cerca de 50 centímetros abaixo do ideal. A água do mar está chegando ao rio em um volume acima do tolerável.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente diz que aprovou um projeto para a abertura de dois poços artesianos no município, que vão servir de alternativa para a Cedae.
Fonte: G1.com/nortefluminense
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário