quarta-feira, 8 de junho de 2016

SFI discute crise hídrica em semana de comemoração ao meio ambiente


Com o objetivo de discutir a crise hídrica e suas consequências na Região Norte e Noroeste Fluminense, a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta terça-feira (07) o III Ciclo de Palestra em alusão à semana do meio ambiente. O evento, que foi sediado na Câmara de Vereadores, contou com a presença de representantes do legislativo, executivo, judiciário, sociedade civil, membros de entidades de classe, associações de moradores, entre outros convidados.

O Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul Itabapoana, Dr. João Gomes Siqueira, explicou que por questões climáticas as regiões Norte e Noroeste Fluminense é uma das regiões mais secas do país, comparando-se as regiões Norte e Nordeste, somado a isto o Rio Paraíba do Sul está operando com 46% de sua capacidade, o que deveria estar nos níveis de 80% a 100%.

Reflorestamento, construção de mais reservatórios e novas barragens foram alguns itens abordados para sanar o problema da crise hídrica na região. “Deve-se haver um reflorestamento nas nascentes de todos os rios Fluminenses, pois estes rios estão interligados ao Rio Paraíba do Sul. As nascentes acima dos canais e lagoas também devem ser áreas de reflorestamento”, explicou Dr. Siqueira, salientando ainda que com esta iniciativa haverá uma aumento da porosidade do solo e consequentemente mais acúmulo de água .

“Precisamos sair da zona de conforto e termos seriedade na questão dos recursos hídricos, com cada cidadão fazendo sua parte: consumo consciente e reflorestamento de nascentes são caminhos que podem minimizar a crise hídrica em nossa região”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Gonzaga da Silva.

No ciclo de palestras teve também a participação do Biólogo responsável pelo Projeto Tamar no município, Daniel Vasconcelos, que explicou a origem e funcionamento do projeto em São Francisco. Além disso, a atuação da Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público Estadual em questões ambientais foi esclarecida pela Promotora de Justiça Drª Maristela Naurath.

Fonte: Ascom / PMSFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário