segunda-feira, 13 de junho de 2016

SFI: Secretaria divulga balanço da Campanha contra Febre Aftosa


A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de SFI divulgou o balanço final da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa para bovinos de pequenos e médios criadores do município. O resultado foi positivo, superando a meta estabelecida de vacinação de 5.000 doses. Nessa primeira etapa de vacinação, encerrada no dia 31 de maio, 7.000 animais foram vacinados, destes 80% são gados de leite.

A vacinação é obrigatória em todo o território nacional. Segundo o Secretário de Agricultura e Pesca, Júnior Terra, a campanha visa colocar São Francisco no ranking dos municípios que têm zona livre de aftosa.

“Para tanto, o governo municipal dispõe de pessoas qualificadas para fazer as aplicações nos animais dos pequenos e médios produtores rurais do município, sendo, portanto, um benefício, já que muitos criadores não teriam como pagar pela vacina. Nestes quatro anos nunca houve interrupção no fornecimento e aplicação das doses”, declarou.

A segunda etapa prevista para acontecer em novembro deste ano, vacinará animais de zero a 24 meses. A vacinação é a única forma de proteger os animais contra a doença.

“Mesmo com o status de área livre de febre aftosa, é preciso continuar protegendo os animais da doença”, enfatizou o Secretário, acrescentando ainda que o criador que não vacinar fica impedido de tirar a GTA (Guia de Trânsito Animal), se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário