terça-feira, 17 de maio de 2016

Campos sedia Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas

(Foto: Zig Koch / Agência Nacional de Águas)

O IV Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Ecob/RJ) é realizado em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a partir desta terça-feira (17). O encontro será realizado no Teatro Municipal Trianon e a abertura foi às 19h.

O tema do encontro, que tem como responsável pela realização o Fórum Fluminense dos Comitês de Bacias Hidrográficas, é “Água e Clima: O olhar dos Comitês de Bacia sobre as mudanças climáticas”.

O evento tem como objetivo, fomentar o debate de soluções pertinentes ao uso dos recursos hídricos do estado entre governantes, iniciativa privada, instituições de ensino e sociedade civil. A estimativa de público é de 500 participantes entre membros dos Comitês de Bacias do Estado, gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento, universidades e demais interessados no tema.

De acordo com o presidente do Comitê do Baixo Paraíba do Paraíba do Sul e Itabapoana, João Gomes de Siqueira, o Rio Paraíba vem sofrendo, ao longo dos últimos anos, eventos críticos de seca, provocando a salinização da foz e avanço do mar em Atafona, no litoral de São João da Barra.

“E a ação humana muito tem potencializado os fenômenos naturais. Isso tudo estaremos discutindo durante o encontro e buscando alternativas para minimizar os efeitos, como construção de barragens, fazer mais reservatórios, recuperação de nascente”, revelou.
 
Fonte: G1.com/nortefluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário