terça-feira, 3 de maio de 2016

Audiência Pública da Comissão de Educação discute situação da UENF


Com o anfiteatro do Centro de Convenções da UENF lotado por alunos, servidores técnico-administrativos, professores e funcionários terceirizados, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 02/05/16, uma audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alerj) para tratar da atual situação financeira da Universidade. A audiência também teve a presença de vereadores e deputados da região. O presidente da Comissão, deputado Comte Bittencourt, disse que o objetivo da audiência era tentar “abrir canais de diálogo” para ajudar a solucionar a crise que vem acometendo a UENF, assim como toda a área de Educação no Estado.

Em seu discurso, o reitor da UENF, Luís Passoni, disse que a situação na Universidade está se tornando insustentável. Além do atraso de três meses no pagamento dos bolsistas, a UENF não pôde realizar ainda nenhum pagamento este ano a fornecedores e concessionárias, bem como às empresas terceirizadas.

– É fundamental que consigamos ao menos iniciar os pagamentos. A gente entende que há queda na arrecadação do Estado, que há uma real situação de crise, com a qual estamos dispostos a colaborar. Mas precisamos que os recursos comecem a ser repassados e que o orçamento aprovado na Alerj seja respeitado, para que a UENF possa continuar funcionando – disse o reitor.

Também participara da audiência deputados estaduais e vereadores campistas, entre eles estavam o deputado estadual João Peixoto, e os vereadores José Carlos e Dayvison Miranda. Além dos alunos Gilberto Azeredo, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e Alessandra Maria, da Associação dos Pós-Graduandos (APB); e dos representantes do Sintuperj Jorge Gaúcho (Uerj), Sérgio Dutra (UENF)e Fabricio Lirio.







Fotos: Alessandra Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário