quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Feiras Rio Alimentação Sustentável fazem sucesso no Rio


Sucesso de vendas e público. Este foi o resultado das Feiras Rio Alimentação Sustentável, que aconteceram, simultaneamente, de sexta-feira (12/8) a domingo (14/8) nas praças do Largo do Machado, no Catete, e Praça do Ó, na Barra da Tijuca, na capital fluminense. O objetivo foi dar destaque à produção de alimentos sustentáveis da agricultura e agroindústrias familiares fluminenses durante os Jogos Olímpicos.

Promovidas pela iniciativa Rio Alimentação Sustentável, em parceria com o Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, e a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES/Prefeitura do Rio de Janeiro), as feiras contaram com o comprometimento de produtores e entidades, que abraçaram a causa da alimentação saudável. “Temos que destacar a parceria para a realização dessas feiras. Sem ela, não conseguiríamos reunir tantos produtores familiares, das mais diversas regiões do estado. Mostramos aqui nas feiras que o Rio de Janeiro possui produtos de qualidade, e que esses eventos são uma oportunidade saudável concreta para os consumidores”, comentou Richard Smith, especialista em conservação no WWF-Brasil e membro da Secretaria Executiva da Rio Alimentação Sustentável.

Parceira do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, a Rio Alimentação Sustentável contribuiu também na elaboração da política oficial de aquisição de alimentos das Olimpíadas, a partir de um diagnóstico nacional da oferta de produtos que obedecem a critérios de produção responsáveis. O resultado foi o maior banco de dados de fornecedores sustentáveis do Brasil.

Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, além de serem um espaço de valorização do agricultor familiar, as feiras colocaram em evidência a qualidade dos alimentos produzidos de forma responsável. “A grande maioria dos produtores que participaram das Feiras Rio Alimentação Sustentável, assim como de diversas outras feiras no Rio, é de beneficiários de programas como o Rio Rural e o Prosperar. As feiras demonstram que a sustentabilidade já é uma realidade na agricultura fluminense, graças ao engajamento dos agricultores”, destacou o secretário.

Nas feiras, os consumidores cariocas, e até representantes de delegações estrangeiras na Olímpiada do Rio, encontraram legumes, frutas e verduras, muitos com certificação orgânica, além de produtos das agroindústrias familiares, como as tradicionais geleias, bananadas, goiabadas, melados e cocadas. “Esse café é maravilhoso. Vou comprar um pacote e levar para minha família. Também quero levar alguns doces. Fico muito feliz em saber que todos os produtos aqui são sustentáveis”, disse um dos integrantes da delegação da República Tcheca, Jaroslav Bosco, que fez questão de degustar o Café Iranita, produzido pela família de Suhail Majzoub, em Porciúncula, no Noroeste do estado. 

O pecuarista Gilmar Carino, que também é produtor de leite e queijos de Santa Maria Madalena, na Região Serrana, comemorou os bons resultados das vendas nas feiras. “Estes Jogos são uma grande oportunidade de mostrar nossa produção para brasileiros e turistas. Vendi todos os produtos que trouxe”, comentou, orgulhoso, o produtor rural.

O principal destaque em vendas foram as agroindústrias familiares, que oferecem produtos já processados, com a garantia do sabor da agricultura familiar. “A feira foi magnífica e é mais um local para apresentarmos nossos produtos”, comemorou Cristina Salles, produtora da agroindústria Arte em Conservas, de Petrópolis, que também teve seus produtos oferecidos no coquetel de abertura da Olimpíada do Rio, no Maracanã. 

A aceitação do evento por parte do público e dos produtores foi tão grande que resultou em um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas solicitando ao governo do Rio de Janeiro uma agenda e espaços permanentes para a realização das feiras. Para o engenheiro agrônomo e coordenador do Programa Prosperar, Jairo da Silva, as feiras possibilitaram não só a venda de produtos diretamente aos consumidores, como também novos negócios. “Alguns produtores fizeram contato ali mesmo com novos clientes, empresários do Rio, para fornecimento de suas mercadorias. O evento foi mesmo um sucesso”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário