sábado, 16 de dezembro de 2017

Em Resende, 3,7% dos eleitores fizeram o cadastramento biométrico


Iniciado em março deste ano, o cadastramento biométrico em Resende, no Sul Fluminense, alcançou até o momento somente 3,7% (3.419) dos 97.732 eleitores. A biometria ainda não é obrigatória para os eleitores do município, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores antecipem sua ida aos cartórios, a fim de evitar filas no futuro. O atendimento deve ser agendado pelo site do TRE-RJ (www.tre-rj.jus.br/agendamento) ou por meio do telefone (21) 3436-9000.

O procedimento é simples, rápido, e o eleitor já sai do cartório com o título e apto para votar pelo sistema de identificação biométrica. No momento do atendimento, o eleitor deverá ter em mãos documento de identidade oficial, comprovante de residência recente e o título de eleitor (se possuir). A meta do TSE é de que todos os eleitores do país estejam cadastrados até 2022.

No estado do Rio de Janeiro, mais de 1,5 milhão de eleitores já fizeram o procedimento (cerca de 12% do total de 12.320.635). Armação dos Búzios, Niterói e São João da Barra já passaram pelo cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. Em outros municípios o procedimento encontra-se em andamento, com diferentes prazos de encerramento: Rio da Ostras (até 19 de dezembro), Queimados (17 de março de 2018), São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes (24 de março de 2018).

Tecnologia

O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao posto de atendimento, o eleitor fará a coleta da impressão digital, irá tirar fotografia digital e também atualizará os dados cadastrais. No dia da eleição, ele será identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital, e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação.

Fonte: TRE-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário