sexta-feira, 4 de março de 2016

Mães protestam em Campos contra falta de leite


Mais uma vez, mães que buscavam leites com fórmulas especiais para os filhos na secretaria municipal de Saúde voltaram para casa com as mãos vazias. Nessa quinta-feira (3), algumas delas estiveram na sede do órgão, mas continuaram sem o alimento.

Segundo as mães, na secretaria a informação era de que o leite estaria em falta e sem previsão de chegada. “Tem mãe dando leite vencido, outras dando água com arroz. Você vê o filho chorando com fome e faz o quê?”, questiona a dona de casa Isabela Azeredo, 33 anos. Ela tem uma filha de dois anos e contou ainda que a última vez que recebeu leite foi no dia 5 de janeiro.

A representante do grupo das mães, Karen Carvalho, 23 anos, falou sobre a situação. Contou que se as crianças tomarem outro tipo de leite, desenvolvem reações alérgicas. A auxiliar operacional de saúde Kele Manhães, 36 anos, estava com a filha no colo de um ano e três meses. “Hoje (quinta) tive que comprar duas latas. Deu R$ 356,44. Dividi em três vezes. Essas latas dão para sete dias”.

Em nota, a Prefeitura informou que a oferta de fórmulas especiais não é um serviço garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas é um programa municipal, pago com royalties do petróleo. “A secretaria de Saúde realizou todos os trâmites administrativos para continuar garantindo o atendimento e aguarda a entrega de novas latas”.

Câmara — Na última terça-feira, durante a sessão na Câmara, mães foram ao Legislativo com as latas vazias e protestaram contra a falta do leite. Em novembro do ano passado, elas estiveram Ministério Público Estadual para uma audiência, com a participação do secretário Geraldo Venâncio.
 
Foto: Rodrigo Silveira
Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário