quinta-feira, 24 de março de 2016

Após diagnóstico de câncer, Pezão inicia quimioterapia nesta sexta


Os resultados dos exames feitos no governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, mostraram que ele está com linfoma não-Hodgkin. A divulgação foi feita no início da tarde desta quinta (24), no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio, durante coletiva com o próprio governador e a equipe médica responsável pelo seu atendimento. O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer no sistema linfático que afeta o sistema de defesa do organismo.

Segundo a equipe médica que cuida do governador, o tratamento vai iniciar amanhã, após uma etapa de preparação. O intervalo entre os ciclos de tratamento é de 21 dias, pois o organismo sofre os efeitos da quimioterapia. "Isso não quer dizer que ele precise ficar isolado. Porém, temos que reconhecer que é uma situação diferente, de acordo com as necessidades do cargo. Estamos conversando sobre isso", explicou o oncologista Daniel Tabak.

O tipo de linfoma diagnosticado nos exames foi o "anaplásico de célula T-ALK positivo" que, segundo os médicos, é um dos mais agressivos, mas totalmente curável. O tratamento se estenderá por ciclos, sendo três dias de quimioterapia e 18 dias sem essa medicação. Esses ciclos devem ser realizados de seis a oito vezes. Avaliações serão feitas ao longo do tratamento. E o governador não vai passar por nenhuma intervenção cirúrgica, a não ser a colocação de um cateter.

"O câncer acontece em pessoas que não tem esse grau de impacto. Por isso não podemos atribuir à atividade do governador. A recomendação médica é a de que ele seja preservado para conduzir de forma adequada o tratamento. Para que a periodicidade dos ciclos seja garantida", destacou o médico, ressaltando que o câncer não é o mesmo que a presidente Dilma Rousseff teve.

Pezão está internado desde 12 de março, quando chegou ao hospital para fazer exames de rotina e acabou sendo internado. Segundo os médicos, o governador apresentava uma alteração em uma das vértebras e os médicos começaram a investigar as possíveis causas.

O sistema de defesa do organismo é por onde circulam os glóbulos brancos, que atuam no combate a doenças provocadas por vírus ou bactérias.

Os linfomas são divididos em duas grandes categorias: o linfoma Hodgkin, ou doença de Hodgkin, responde por cerca de 10% do total de casos. Atingem em sua maioria jovens e pessoas de meia idade. Os outros 90%, incluindo o caso do governador, são linfomas não-Hodgkin.

Quando chegou ao hospital, Pezão teve febre alta e os médicos diagnosticaram uma sinusite. No dia 14, uma nota contou que o paciente se recuperava de um quadro infeccioso, continuava com febre e iria passar por nova bateria de exames.

No dia seguinte, a informação era de que não havia um diagnóstico conclusivo. Na quarta (16), o governo emitiu nova nota, esclarecendo que Pezão se recuperava, no quarto, e que seu estado clínico era bom. Mas, dois dias depois, o governador fez exame de pet scan, um moderno diagnóstico por imagens, capaz de detectar lesões em estágio inicial.

Enquanto esteve no quarto, o governador recebeu e despachou com secretários. Na quarta-feira, ele recebeu a visita do vice-presidente Michel Temer, que se surpreendeu com a disposição de Pezão.
 
Fonte: G1.com
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário