sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bolognesi estuda termelétrica no Açu

O vice-presidente do grupo Bolognesi Energia, Paulo Cesar Rutzen, afirmou, em entrevista divulgada quinta-feira (30) pelo PetroNotícias, que há planos para construção de unidades termelétricas na região. Atualmente, a empresa tem a autorização do ministério de Minas e Energia para instalação de duas usinas a gás, uma em Rio Grande (RS) e outra em Suape (PE), mas uma das possibilidades estudadas é a instalação de duas usinas termelétricas no Porto do Açu, com conversas já em andamento com representantes da Prumo Logística, responsável pelo empreendimento.

— Nós traçamos como objetivo investir no crescimento da companhia através de térmicas a gás. Estamos, inclusive, desenvolvendo licenças para novos leilões. Junto à Prumo Logística, estamos planejando construir novas térmicas no Porto do Açu, com um total de 3 GW de capacidade instalada — disse Paulo Cesar Rutzen à PetroNotícias.

No fim de abril, a Prumo divulgou que assinou Memorando de Entendimento (MOU) com a Bolognesi Energia para avaliar um conjunto de oportunidades de investimentos para desenvolver projetos de gás natural no Açu.

As vantagens competitivas do Açu e a infraestrutura já existente, aliadas à expertise da Bolognesi nos projetos de energia, fizeram com que a Prumo e a Bolognesi estabelecessem condições comerciais para desenvolvimento da primeira fase do Hub de Gás do Porto do Açu. O principal projeto consiste na construção de uma termoelétrica a gás e na instalação de uma unidade regaseificadora flutuante de GNL.

De acordo com as condições comerciais divulgadas, a Bolognesi irá alugar uma área de até 400.000 m² no Açu pelo período de 25 anos, com possibilidade de renovação por mais 25, e será responsável pela construção de toda infraestrutura para a implantação da térmica, incluindo a subestação de energia, a linha de transmissão e o terminal GNL.

Fonte: Foha da Manhã
Foto: Rodrigo Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário