segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Vala é aberta para escoar água de mangue em São João da Barra


Foto: Defesa Civil de São João da Bara/Divulgação

A Defesa Civil municipal de São João da Barra, no Norte Fluminense, abriu uma vala no Pontal de Atafona para drenar a água da maré que adentrou um mangue na região nesta segunda-feira (14). Segundo o órgão, choveu 30mm na cidade entre 8h25 de domingo (13) e 8h25 de segunda. A cidade teve alguns pontos de alagamentos, que já foram drenados pelas galerias pluviais. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de ocorrências graves na cidade.

"A gente abriu agora de manhã, quando a maré baixa, para conseguir escoar a água. Às 13h30, a gente vai obstruir onde tem influência com o rio para que a maré cheia não adentre a comunidade. Às 18h, vamos fazer o inverno. Abrimos novamente pra drenar a água que entrou. Nessa hora, a mré começa a baixar e a gente drena. Já à meia noite, fechamos novamente, porque de madrugada tem outra alta na maré", diz Felício Valiengo, coordenador da Defesa Civil municipal.

Segundo Felício, o mar avançou cerca de 2 metros nesta madrugada em direção à costa. A Defesa Civil informou que a maré deve ter alterações, e o mar deve ficar agitado durante o dia, mas sem alterações graves.

Mobilização preventiva

A previsão de maré alta e fortes ondas no litoral deixou em alerta a Defesa Civil de São João da Barra desde sexta-feira (11). O estado segue até o próximo dia 18. A mudança do tempo na região é devido a uma frente fria que veio de São Paulo.

O Centro de Hidrografia da Marinha e Banco Nacional de Dados Oceanográficos previu ondas de até 1,7m até o dia 18. "O vento deverá passar de norte a leste no próximo sábado e sul no domingo. Com isso foi emitida a previsão de alerta de marés altas", explicou Felício Valiengo.

Fonte: G1.com/nortefluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário