sexta-feira, 9 de junho de 2017

Após confirmação de dois casos na cidade, vacinação contra raiva é iniciada em Campos


A Superintendência de Agricultura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, iniciou nesta sexta-feira (9), a vacinação de bovinos e equinos contra a raiva animal na área da localidade de Cambaíba, na Baixada Campista. No final do último mês, dois cavalos abandonados na área da localidade de Ponta da Lama morreram e exames apontaram como causa a raiva animal. Em Cambaíba, 400 animais de 11 pequenos criadores da localidade foram vacinados.

"Nós já estávamos há algum tempo com 30 mil doses compradas de vacina contra a raiva para iniciar a vacinação de bovinos e equinos na próxima segunda-feira (12) e, coincidentemente, ocorreram esses dois casos poucos dias antes. Após a vacinação em Cambaíba, vamos manter a programação e iniciar a imunização na área de risco, onde morreram os dois cavalos", explicou o superintendente Nildo Cardoso.

"Quando eu soube que os animais daqui da região seriam vacinados, preparei logo o rebanho e trouxe. Agora estou tranquila, pois não podemos correr o risco de perder um animal desses sequer", afirmou a criadora Maria Lúcia Macedo Barbosa, dona de 18 cabeças de gado mestiço de leite e mais quatro equinos.

Pelo cronograma montado pela superintendência, quatro das sete equipes que trabalharam na campanha contra a febre aftosa no mês passado, vão atuar a partir de segunda-feira na imunização contra raiva na área de Ponta da Lama, onde ocorreram os dois casos. Eles vão vacinar também os animais de localidades vizinhas.

"Além de Ponta da Lama, vamos atuar na área de Pedra Negra, Ibitioca, toda a região do Imbé, estendendo pela área do distrito de Dores de Macabu até o limite com o município de Quissamã. Enquanto isso, as outras três equipes vão imunizar os animais da área Norte, como os distritos de Santo Eduardo, Santa Maria, Morro do Coco e outras localidades daquela região", completou Nildo.

A raiva animal é transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) de três espécies. Uma vez infectado, o animal (ou o homem) morre em poucos dias.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário