Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, resgatou nesta quarta-feira (13) uma jiboia de 2,17 metros, pesando 7,84 quilos. O animal foi encontrado por moradores perto da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e levada por eles ao Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da instituição. A cobra estava com ferimento na mandíbula e desidradata.
O Grupamento foi acionado por uma funcionária da universidade e realizou o resgate. A cobra foi levada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais Selvagens (Nepas) da Uenf, para cuidados veterinários, onde ficará em tratamento até ser devolvida ao seu habitat natural.
A cobra estava amarrada a uma corda e há suspeitas de que a fratura tenha sido causada pela forma como o animal foi resgatado pelos moradores.
O biólogo Sávio Tatagiba, comandante do GAM, informou que a população deve sempre evitar manusear animais silvestres, para evitar machucá-los ou serem atacados, e ligar para os órgãos competentes e treinados para esse tipo de resgate, como o GAM ou, na impossibilidade deste órgão, o Corpo de Bombeiros.
Fonte: g1.com/nortefluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário