terça-feira, 19 de abril de 2016

Um pouco da história do 8º BPM


O Oitavo Batalhão de Polícia Militar (8BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Ele está subordinado ao Sexto Comando de Policiamento de Área (6º CPA). 
 
Histórico,o 8º BPM foi criado pelo Decreto nº 2047, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, de 30 de agosto de 1924 com sede em Niterói que, na época, era a capital do estado do Rio de Janeiro, com a designação de 2º Batalhão de Caçadores e, posteriormente, 2º Batalhão de Polícia Rural, mais tarde, 2º Batalhão de Polícia e, finalmente 8º Batalhão de Polícia Militar, quando da fusão do estado do Rio com o antigo estado da Guanabara e de suas corporações policiais-militares. 
 
Era um dos quartéis da antiga Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que possuía um pelotão do seu Batalhão de Bombeiros e que foi o núcleo do atual 5º Grupamento de Bombeiro Militar. Suas outras subunidades (nível companhia) situavam-se na época em Itaperuna e Macaé, onde hoje estão o 29º e o 32º BPM. Área de Atuação. 
 
O batalhão é responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios fluminenses de Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, e São João da Barra.
 
Fonte: Ascom / 8º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário