quarta-feira, 13 de abril de 2016

Quinta-feira dedicada à doação de sangue em SJB


Todas as pessoas em boas condições de saúde poderão doar sangue voluntariamente, nesta quinta-feira, 14, em São João da Barra, das 8h às 16h, nos fundos da Rodoviária, localizada na Rua Barão de Barcelos, Centro. O objetivo é suprir o déficit no estoque de sangue do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, que atende toda a região Norte Fluminense.

A iniciativa de trazer a Unidade Móvel do Hemocentro ao município surgiu por meio da equipe Vidas Sem Fronteiras, composta por alunos do curso de Elaboração de Projetos Sociais da Agenda 21, em parceria com o Hospital Ferreira Machado, secretaria municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal e o Jeep Club de São João da Barra.

– A intenção é desenvolver um trabalho de mobilização e conscientização visando sensibilizar e orientar a população para este grande ato de solidariedade – disse a coordenadora da equipe Vidas Sem Fronteiras, Luciane Oliveira, acrescentando que doar sangue é o mesmo que doar vida.

Para o professor do curso de Elaboração de Projetos Sociais da Agenda 21, Mauro de Andrade, é importante que as instituições do município passem a trabalhar no sentido de conseguir uma regularidade da visita da Unidade Móvel ampliando o atendimento para todos os distritos.

Segundo o coordenador de Atenção Básica, Claudiomar Alves, a coleta externa é importante para garantir em caráter complementar o abastecimento regular de sangue, oferecendo qualidade e segurança à população na área de hemoterapia do Hemocentro Regional de Campos. “As pessoas não precisam ter medo de doar sangue, pois todo o material utilizado é descartável e não existe nenhuma possibilidade de contaminação”, ressaltou, enfocando que o ato de doar representa solidariedade e amor ao próximo.

O doador deverá estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Doadores com 16 e 17 anos deverão comparecer acompanhados dos responsáveis, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário