sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Serviços Ambientais são diferencial da Agricultura fluminense



Pequenos agricultores do Estado do Rio de Janeiro já estão fazendo sua parte para enfrentar o quadro de escassez hídrica que afeta a região Sudeste do país. Com incentivos do Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, produtores de todas as regiões fluminenses estão atuando como prestadores de serviços ambientais, ao adotarem boas práticas e projetos de conservação do meio ambiente nas microbacias hidrográficas. Entre as ações já realizadas estão a preservação de 2016 nascentes e 1089 áreas de recarga hídrica, além da recuperação de matas ciliares e projetos de reflorestamento.

Em Italva, no Noroeste Fluminense, 45 fragmentos florestais protegidos com apoio do Rio Rural em três microbacias integram um projeto de pagamento por serviços ambientais (PSA), recém aprovado pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). As áreas florestais já preservadas com apoio do programa, que totalizam 50 hectares, serão ampliadas com a restauração de um trecho de 10 hectares de mata ciliar do Rio Muriaé, na microbacia Córrego Coleginho / Olho D’água.


O projeto “PSA Hídrico: propostas para conservação, restauração, monitoramento e manutenção”, elaborado em parceria pela Emater-Rio e a Prefeitura de Italva, reconhece o valor econômico da proteção de ecossistemas e seu uso sustentável, oferecendo incentivo financeiro aos agricultores provedores de serviços ambientais, com recursos provenientes do uso da água. A estimativa é que cada agricultor receba em torno de R$ 200 anualmente pelos serviços ambientais de suas propriedades, por hectare preservado. Integram as ações produtores das microbacias Córrego do Marimbondo, Valão Carcanjo e Valão da Prata.

As ações de conservação já executadas são o isolamento de 14 nascentes e 29 áreas de mata em topo de morro e a recuperação de duas áreas de mata ciliar. Do total de 45 fragmentos protegidos, dois envolveram estudantes de escolas locais, em um trabalho de conscientização ambiental, através do plantio de 1.030 mudas.


Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o projeto reconhece resultados de longo prazo, fazendo do produtor o protagonista do desenvolvimento sustentável. "Estas atividades fazem parte de uma ampla estratégia que vem sendo realizada pelo Rio Rural desde 2008 e envolve também a melhoria dos sistemas produtivos, através de práticas agroecológicas, infraestrutura e saneamento, com impactos positivos nas áreas social, ambiental e econômica", frisou o secretário.

Fonte: ASCOM
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário