segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Intensificação na produção de mudas nativas em SJB


A secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra está intensificando a produção de mudas nativas no viveiro Jonas Pereira Francisco. Atualmente o local abriga 15 mil unidades de diferentes espécies frutíferas e não frutíferas, destinadas ao reflorestamento de áreas degradadas e distribuídas à população.

Nos últimos dois anos o viveiro – com capacidade para 25 mil mudas e localizado no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona – distribuiu 10 mil unidades. Foram, nesse período, mais de dois mil atendimentos, já que cada família pode solicitar até cinco mudas.

– Ao serem produzidas, as mudas passam pelos processos de germinação no tubete, transferência para sacolas de três litros onde alcançarão a altura de até um metro e meio e transferência para potes de 10 e 20 litros. Produzimos, também, adubo para consumo próprio e desenvolvemos ações de plantio em praças, escolas e demais áreas públicas – explica o coordenador do projeto, Eduardo Lopes, informando que a distribuição é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, no próprio viveiro.


As mudas frutíferas prontas para distribuição são araçá, açaí, manga, pitanga, graviola, guapeva (jabuticaba amarela), jabuticaba preta, cajá, caju, jambo, abricó e tamarindo. Entre as não frutíferas estão incluídas paina, mololô, oiti, Pau Brasil, pau ferro, pau viola, cedro, ipês rosa, amarelo, branco e roxo.

Fonte: ASCOM
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário