quinta-feira, 4 de maio de 2017

Brasil fará uso inédito do árbitro de vídeo


O futebol brasileiro fará o inédito uso da tecnologia do árbitro de vídeo (AV) no jogo entre Sport e Salgueiro, o primeiro da final do Campeonato Pernambucano 2017. A partida será realizada às 16h deste domingo (7), na Ilha do Retiro, em Recife (PE).

Será um dia histórico para o esporte mais popular do mundo. Após um ano trabalhando neste projeto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vão colocar o árbitro de vídeo em prática. Desta vez, o uso será online, ou seja, com a comunicação aberta entre o árbitro de vídeo, na cabine, e o árbitro principal, em campo. No ano passado, a CBF havia feito dois testes offline, sem comunicação entre cabine e campo de jogo, na final do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo. Nesta temporada, os métodos foram testados em partidas de categorias de base realizados na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

O projeto inovador é brasileiro e foi criado com o apoio da Comissão de Arbitragem da CBF e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). O árbitro de vídeo não atua em todas as dúvidas que possam surgir em campo. As informações são passadas ao árbitro principal em quatro situações:

- Foi gol / Não foi gol
- Foi pênalti / Não foi pênalti
- Cartão vermelho direto indevido
- Identificação errada do jogador punido

Apenas em lances capitais

O jogo Sport x Salgueiro é parte dos experimentos práticos do International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. A filosofia dos testes não é interferir em 100% dos lances duvidosos, pois isso mudaria o ritmo e anularia emoções essenciais do futebol. O lema é “mínima interferência, máximo benefício”, com atuação da tecnologia em lances que podem mudar, diretamente, o resultado de um confronto. A questão do árbitro de vídeo não é trabalhar a questão: qual a decisão do árbitro está correta? Sua função é se perguntar: qual a decisão está, claramente, errada?

– Nós estamos satisfeitos com o progresso do Brasil nos últimos 12 meses e acompanhamos a CBF e a Federação Pernambucana durante toda a preparação para esse primeiro com o árbitro de vídeo alcançar o sucesso – afirmou o secretário-geral do IFAB, Lukas Brud.

O sistema de aplicação do árbitro de vídeo seguirá o protocolo aprovado pelo IFAB. A entidade está orientando os experimentos com AV em competições locais de 13 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Qatar, República Tcheca e Turquia. A FIFA também está testando esse nível de tecnologia este ano para o uso na Copa do Mundo Rússia 2018.

A universidade KU Leuven, da Bélgica, vem produzindo um banco de dados para analisar os experimentos do árbitro de vídeo. O IFAB espera tomar a decisão final sobre o uso do AV no futebol durante seu seminário anual, no primeiro trimestre de 2018.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário