Uma jiboia medindo 1,5 m e pesando três quilos foi capturada no quintal de uma casa em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. De acordo com agentes do Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Municipal, o animal foi resgatado nesta quarta-feira (11) depois que os cachorros da família começaram latir ao ver réptil, o que alertou os moradores.
A jiboia foi encaminhada para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O resgate aconteceu na Rua Francisco Manhães da Silva, no Parque Tarcísio Miranda.
Segundo o subcomandante do GAM, Geraldo Paes Filho, a dona da casa, ao ver que os cachorros latiam muito, olhou no quintal, viu o animal e solicitou o resgate.
"Em hipótese alguma as pessoas devem colocar a mão e nem, por conta própria, tentar resgatar cobras ou outros animais. Ligue imediatamente para o 153. Neste caso, a jiboia não estava estressada e o resgate foi rápido", concluiu o subcomandante.
A jiboia-constritora (Boa constrictor) é a segunda maior cobra do Brasil, podendo chegar a quatro metros na fase adulta. Ela se alimenta de pequenos mamíferos, como ratos, aves e lagartos. A espécie não é peçonhenta e, apesar do porte, ela é considerada um animal dócil.
Fonte: G1.com/nortefluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário