terça-feira, 26 de julho de 2016

Confira a programação da Festa das Neves no ES


No dia 5 de agosto, é comemorado o dia de Nossa Senhora das Neves e neste ano, a festa em homenagem à padroeira de Presidente Kennedy será realizada entre os dias 27 de julho a 15 de agosto. O evento religioso, que acontece há mais de 100 anos e é um dos mais tradicionais do Espírito Santo, reúne cerca de 50 mil fieis vindo de vários estados do Brasil.

No Santuário das Neves, todo dia cinco de cada mês, é celebrada uma missa pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, sempre às 15 horas, que conta com a participação de devotos fiéis e assíduos. A programação conta com shows religiosos e celebrações para marcar a data da padroeira.

A imagem de Nossa Senhora das Neves, que é de madeira e chegou de Portugal em 1750, está passando por uma restauração preventiva, descupinização e afixação da camada pictórica. A descupinização será feita também no altar. A necessidade do trabalho foi detectado numa visita feita por especialistas do Núcleo de Restauração da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por solicitação do Núcleo de Obras Sacras da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A única restauração foi realizada em 1995.


O trabalho é preventivo, e após a Festa de Nossa Senhora das Neves, a imagem e o altar poderão ser completamente restaurados, a partir de finalização de processo em andamento. Quando chegou ao Brasil, a imagem inicialmente se chamaria Nossa Senhora Mãe de Todos os Homens, mas um forte nevoeiro no dia da chegada provocou a mudança do nome.

Patrimônio histórico

A Igreja de Nossa Senhora das Neves é Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo, e foi construída pelo Padre José de Anchieta, com mão de obra de escravos e índios purís e botocudos. A primeira igreja, de madeira, foi construída em 1581, na Planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana.

Após um incêndio, que destruiu o templo original, foi construída em 1694 a igreja atual, feita com pedra, barro, areia e óleo de baleia. Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária: haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que foi restaurado.


Confira a programação completa:

Quarta a sábado - 27 a 30/7
19h – Novena e Missa na Igreja Matriz (Padre Rogério)

Domingo – 31/7 
6h30 - Passeio Ciclístico com destino ao Santuário das Neves. Saída da Igreja Matriz
9h – Missa da Romaria do Seminário Bom Pastor (Padre Tatagiba)
10h– Cavalgada – Saída de Jaqueira
18h – Carreata para o Santuário
19h – Missa na Novena (Padre Rogério e Setor Mãe da Igreja)

Segunda-feira – 1/8
19h - Missa na Novena (Padre Fábio e Paróquia de Marataízes)

Quarta-feira – 3/8
19h - Missa na Novena (Padre Evaldo e Paróquia Nosso Senhor dos Passos)

Quinta-feira – 4/8
19h – Missa na Novena (Padre Brasil e Paróquia de Jaciguá)
20h – Show com Rosa de Saron

Sexta-feira – 5/8
6h – Missa (Padre Rogério)
8h – Missa (Padre Juarez e Paróquia Catedral)
10h – Missa Solene (Dom Dario)
13h – Missa
15h – Missa (Padre Walter e Paróquia de Nova Brasília)
17h – Missa

Sábado – 6/8
9h – Missa (Padre Jhauber e paróquia de Vargem Alta)
17h - Missa da romaria do Seminário João Maria Vianney (Padre Thiago)

Domingo – 7/8
9h – Missa (Padre Rogério)

Segunda-feira – 15/8
10h – Missa (Padre Rogério)
15h – Missa (Padre Rogério)

Fonte: Folha Vitória
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário