segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Firjan aponta queda da atividade industrial no Norte Fluminense


As indústrias do Norte Fluminense registraram queda da atividade produtiva em outubro, revela a sondagem industrial divulgada nesta sexta-feira (17) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A pesquisa, realizada com empresários da região, apontou diminuição em diversos indicadores, entre eles o de volume de produção, que atingiu 46,7 pontos.

A sondagem é um levantamento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a 100 pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento.

As indústrias da região continuam operando abaixo da média histórica, com apenas 51% da capacidade instalada. A baixa na atividade produtiva teve reflexos no mercado de trabalho, que apresentou redução no número de empregados (44,6 pontos).

A pesquisa aponta ainda que os empresários continuaram insatisfeitos com as condições financeiras de suas empresas em outubro (30 pontos). Segundo a Firjan, contribuíram para isso a dificuldade de acesso ao crédito e as baixas margens de lucro operacionais.

Para o fim de 2017 e início de 2018, o setor no Norte Fluminense espera queda na demanda por produtos (46,3 pontos) e, consequentemente, redução na compra de matérias-primas (41,7 pontos)

Os resultados da sondagem industrial apontam que os empresários do Norte estão entre os mais pessimistas do estado, ao lado das regiões Leste, Sul e Noroeste do Rio.

Participaram da sondagem empresas dos nove municípios atendidos pela Representação Regional da Firjan no Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário