quinta-feira, 16 de março de 2017

Deputado João Peixoto pede a regulamentação de um preço mínimo para o leite


O deputado estadual, João Peixoto (PSDC), que é presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, participou nesta quarta-feira (15), na Assembléia Legislativa do Rio, do Fórum de Desenvolvimento do Rio, onde recebeu representantes da cadeia produtiva láctea do estado.

Das reivindicações apresentadas pelos produtores, representantes da indústria e das cooperativas, pelo menos duas pautas já foram encaminhadas na própria reunião: a concessão de crédito agrícola pelos bancos do Brasil e Caixa Econômica e a exclusão do setor do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), que reduz em 10% os incentivos fiscais concedidos pelo estado.

O deputado João Peixoto defendeu a regulamentação de um preço mínimo para o leite. "Isso é necessário para que o pequeno e médio produtor, que são a maioria, não tenha medo de investir na sua produção e possa contrair empréstimos sem riscos de haver uma queda brusca no preço do litro de leite colocando em risco o seu orçamento." Frisou João Peixoto.

Segundo dados do Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindlat), o setor tem faturamento anual de cerca de R$ 2 bilhões, sendo o segundo setor mais importante da indústria alimentícia do estado. Porém, a produção estadual representa apenas 22% dos produtos lácteos consumidos no Brasil, o que significa uma oportunidade de crescimento. “Saímos daqui nos sentindo amparados pelo Parlamento. Algumas empresas estavam em insolvência com o FEEF. Essa união da Alerj com o setor vai nos permitir desenvolver e fomentar a cadeia láctea no estado”, comemorou Antônio Carlos Cordeiro, presidente do Sindlat-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário