terça-feira, 29 de agosto de 2017

Vacinação contra raiva em bovinos e equinos será anual em Campos


Superintendência Municipal de Agricultura e Pecuária de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, divulgou nesta terça-feira (29) que a partir deste ano a vacinação de bovinos e equinos contra raiva entra para o calendário anual da superintendência, como ocorre em relação à febre aftosa. Dois casos de raiva em equinos foram registrados na localidade de Ponta da Lama em maio.

"Nas quatro ADRs (Áreas de Desenvolvimento Regional) do município, vacinamos 24.856 animais, dentre bovinos e equinos. Aplicamos a primeira dose e voltamos 30 dias depois para dar a segunda, entre abril e junho. Com a vacinação todos os anos, esperamos criar o hábito entre os criadores e gerarmos um quadro de imunidade no município", afirmou o superintendente Nildo Cardoso, lembrando que nos anos anteriores, o costume era vacinar animais apenas nas áreas com focos da doença.

Mesmo com a ampla vacinação, o superintendente não descarta a possibilidade do surgimento de casos isolados da doença, principalmente na área da ADR 2, na região do distrito de Morangaba. “Em muitas propriedades que chegamos, não encontramos os donos e não pudemos vacinar. Em outros casos os proprietários vacinaram os animais por conta própria, sem utilizar as técnicas corretas. Então, pode ocorrer um ou outro caso esporádico”, explicou.

Para o próximo ano, a superintendência deverá utilizar a mesma logística de vacinação contra a aftosa para também fazer a imunização contra a raiva. As doses já estão garantidas. Segundo Nildo, se por acaso algum criador que não teve o animal vacinado, quiser aplicar a dose agora, basta procurar a superintendência e agendar a visita do vacinador à propriedade.

Fonte: Campos24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário