quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Emater e Amproac convidam produtores para reunião do Programa Rio Rural



A EMATER-RIO e a Associação de Moradores e Produtores Rurais do Carrapato (AMPROAC) convida os produtores rurais da Microbacia Hidrográfica Brejo da Cobiça (Carrapato, Valão Seco, Alegria dos Anjos, Quilombo, Vilão, Boa Sorte) para a reunião que será realizada neste sábado, dia 03 de setembro, às 14 horas, em Nova Belém, na Associação de Moradores e Produtores Rurais do Carrapato (AMPROAC) para a retomada dos projetos do Programa Rio Rural nessas localidades.


Segundo os organizadores do evento, todas as produtoras e produtores rurais da Microbacia Hidrográfica Brejo da Cobiça poderão ser beneficiados pelo Programa Rio Rural e receberão recurso do Programa para implantação de projetos em várias áreas. Confira as possibilidades:

* Projetos ambientais: Mata ciliares, Proteção de Nascente, Sistema Agroflorestal, dentre outros.

* Projetos econômicos: kit galinha, Kit Apicultura, Formação de pastagem, dentre outros

* Subprojetos grupais de apoio a cadeias produtivas, ou seja, para ser usado coletivamente: caminhões, tratores, câmaras frias, tanque de resfriamento de leite, dentre outros.

Para o sucesso do programa é fundamental o comparecimento do produtor à reunião para fazer o cadastro de adesão ao Programa Rio Rural.


Sobre o Programa Rio Rural

O Programa Rio Rural tem como desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolve uma estratégia de ação com as comunidades que vivem no Microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pela rede hídrica (nascentes, córregos, rios, aquíferos etc.).

Gerenciado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC) e executado pela EMATER-RIO, o Rio Rural possui financiamento do Banco Mundial e apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). As atividades do programa envolvem uma ampla rede de parceiros, que inclui entidades do poder público, ONGs, empresas e centenas de organizações rurais.

Desenvolvimento participativo

As comunidades das Microbacias hidrográficas, que vivem principalmente da atividade agropecuária, são as principais beneficiárias do Rio Rural. Os agricultores recebem apoio técnico e financeiro para a adoção de boas práticas e são estimulados pelo programa a se tornarem protagonistas do processo de desenvolvimento, desde o planejamento das ações até o monitoramento e avaliação de resultados. O engajamento dos atores locais e o incentivo à organização comunitária são a base do trabalho, conciliando a inclusão socioeconômica com a conscientização ambiental, através do uso de tecnologias sustentáveis.

Conceito de microbacia hidrográfica

Do ponto de vista físico, uma Microbacia é uma unidade geográfica delimitada por uma rede de drenagem (córregos e águas subterrâneas) que deságua em um rio principal. Sob o aspecto estritamente geográfico, pode ser classificada como uma pequena bacia hidrográfica. No entanto, o conceito de Microbacia tem como diferencial uma abordagem voltada para a inclusão social e o exercício da cidadania, a partir da gestão sustentável dos recursos naturais, principalmente da água.

Mais informações, fale com a Amproac, através do e-mail amproac@gmail.com ou na Emater-Rio, Escritório Local de Praça João Pessoa/São Francisco de Itabapoana, através do telefone (22) 2789-5252 e e-mail: eslocjp@yahoo.com.br.

Fonte: V Notícia
Foto: Flávia Pizelli - arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário