domingo, 6 de dezembro de 2015

Inea autoriza abertura de comportas do Paraíba para a Baixada Campista



Por conta do aumento do nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o Instituto Estadual do Ambiente Inea (Inea), autorizou a abertura de comportas de mais três Canais, que estão aduzindo água do Rio para a extensa área agrícola da Baixada Campista e para a Lagoa das Pedras, situada entre o Parque Guarus e o Aeroporto. A informação é da Superintendência de Agricultura. O nível do Paraíba neste domingo (6) é de 6,55 metros.

As operações foram iniciadas na última sexta-feira (4) nos Canais Cambaíba, Coqueiros e São Bento, que levam água para a rede de canais da Baixada e para áreas agrícolas do vizinho município de São João da Barra, bem como no Canal do Jacaré, que aduz água do Paraíba do Sul, sob a BR-356, entre a Usina Termelétrica de Furnas e o bairro do Fundão. O canal, que estava seco desde o ano passado, agora irriga a extensa área de sua extensão, que passa pelo Fundão, Parque São José, Parque Guarus, Beira Lago e Parque Boa Vista, onde deságua na Lagoa das Pedras, nas proximidades do Aeroporto Bartolomeu Lisandro.

De acordo com o subcomandante da Defesa Civil, major Edison Pessanha, os trabalhos são feitos em parceria com entre a Defesa Civil, a superintendência de Agricultura e a Superintendência de Pesca, que com autorização do Inea, realizam o desemperramento e a abertura das comportas para o manejo das águas que estão sendo bem-vindas nas redes de canais de que estavam secos em vários trechos, devido a prolongada seca que atinge as áreas de produção agrícola e de pecuária.

“Vamos continuar fazendo este trabalho nos canais que é muito importante para a agricultura e para os pescadores, tendo em vista que estão entrando peixes para os canais e fertilizando as lagoas e áreas de bacias de acumulação. A água que desce pelos canais Cambaíba e Coqueiros e, inclusive, no Canal Campos-Macaé, é muito importante, porque carreia os sedimentos de abastecem os canais secundários que irrigam a Baixada”, analisou o superintendente de Agricultura Eduardo Crespo.

Fonte: G1.com/nortefluminense
Foto: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário