Agentes federais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) estiveram em seis comunidades de Quissamã, no Norte Fluminense, para fazer uma distribuição de quase três toneladas de peixes nesta quinta-feira (17). O pescado foi apreendido em uma operação no dia anterior na Barra do Furado. Mais de 350 pessoas foram beneficiadas nas localidades de Machadinha, Santa Catarina, Sítio Santa Luzia, Penha, Bacurau e Sítio Bonfim.
De acordo com o analista ambiental e chefe substituto do Ibama no Rio de Janeiro, Vinícius de Oliveira, foram apreendidos em Barra do Furado três embarcações, um caminhão e quase três toneladas de pescado. Ele explicou que o motivo da apreensão foi que não havia autorização para a pesca. Os responsáveis pelas embarcações irregulares receberam auto de infração em torno de R$100 mil.
"É uma grande quantidade de peixes e entramos em contato com a Secretaria de Assistência Social para fazer essa doação e também para colaborarmos na distribuição”, ressaltou.
Além das comunidades, o Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Dr. Pery Gonçalves, situado no bairro do Sítio Quissamã, também foi beneficiado.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Renata Queirós, foi uma iniciativa louvável do Ibama, que doou a carga apreendida para o município e solicitou que fossem escolhidas as comunidades mais distantes. As regras de distribuição foram todas estipuladas pelos próprios agentes federais do Ibama.
“A ação teve um objetivo social em atender o máximo de pessoas de comunidades carentes e de difícil acesso no município, e estamos próximos às festas de fim de ano, então, não poderia ser em melhor época. Foi muito gratificante para todos nós”, afirmou a secretária de Assistência Social, Renata Queirós.
Fonte: G1.com-nortefluminense
Foto: Ascom/ Prefeitura de Quissamã
Nenhum comentário:
Postar um comentário