segunda-feira, 7 de março de 2016

Mais de 385 mil eleitores podem ficar sem votar no Estado

Eles estão com o título cancelado e têm até 4 de maio para regularizar a situação; atendimento deve ser agendado pela internet ou telefone
Os mais de 385 mil eleitores que estão com o título cancelado no Estado do Rio devem agendar o atendimento nas zonas eleitorais o quanto antes, se não quiserem ficar sem votar em outubro. Eles têm até 4 de maio para regularizar sua situação eleitoral, prazo que vale também para quem precisa tirar o título, transferir o domicílio ou atualizar dados pessoais. "O ideal é que o eleitor agende logo, sem deixar para as últimas semanas, quando a procura será grande e as vagas, limitadas. Essa tradição brasileira de deixar tudo para a última hora precisa ser modificada", afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Antônio Jayme Boente.

O agendamento pode ser feito pela internet, no site do TRE-RJ, ou pela Central de Atendimento Telefônico (CAT), no telefone (21) 2533-6400. Após o fechamento do cadastro, em 4 de maio, não podem ser realizadas inscrições de novos eleitores, transferências de domicílio eleitoral ou regularização da situação com a Justiça Eleitoral de quem deixou de votar ou justificar a ausência em três turnos consecutivos. Nesse caso, o título está cancelado e o eleitor não poderá votar em outubro. Quem não fizer o título até 4 de maio também ficará sem votar. 
Vale lembrar ainda que quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (2 de outubro) já pode se alistar.

Fonte: Ascom / TRE-RJ

Ovos de Páscoa em Campos, têm alta de 10,05% em relação a 2015



A Superintendência do Procon de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apontou uma alta de 10,05% nos ovos de Páscoa em relação ao ano de 2015. A pesquisa foi realizada em três redes de supermercados da cidade e reflete as diferenças de preços que podem ser encontradas de um fornecedor para outro.

O Procon afirma que a alternativa ainda é pesquisar ou aderir aos chocolates artesanais. "Cabe ao consumidor fazer uma boa pesquisa de preços, inclusive no seu bairro ou região. Também deve-se verificar a opção do uso de produtos artesanais, que por serem de fabricação caseira podem ter custos menores", destaca a superintendente Rosangela Tavares.

O Procon também lembra que os fornecedores de produtos artesanais ou de fabricação caseira têm de seguir as mesmas regras de comercialização dos fornecedores de produtos industrializados.

Fonte: G1.com/nortefluminense

sábado, 5 de março de 2016

Vereador Dayvison Miranda e João Peixoto prestam contas em Campos


Na noite desta sexta-feira 04/03/, no bairro Turf Club, em Campos, o vereador Dayvison Miranda convocou suas lideranças para uma prestação de contas juntamente com o Deputado Estadual João Peixoto, onde na oportunidade puderam ouvir a todos os presentes, como também passar a limpo todo o trabalho executado pelos dois, respectivamente na Câmara de Vereadores quanto na Alerj.

Foi uma reunião maravilhosa, deixando bem claro que a verdadeira política é filva da razão e da moral.

O Deputado João Peixoto disse que faz parte de um partido que tem como base fundamental a família.

O vereador Dayvison Miranda disse que se orgulha muito em poder fazer parte do grupo do Deputado João Peixoto, pelo fato de saber que está ao lado de um homem com uma ampla bagagem política e de priorizar o que é correto.
 










 Fotos: Alessandra Lemos

sexta-feira, 4 de março de 2016

Eleitor já pode se inscrever como Mesário Voluntário das Eleições Municipais de 2016


O trabalho de mesário voluntário nas eleições é a oportunidade que o eleitor tem de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro. Qualquer cidadão pode contribuir com o processo eleitoral e os interessados em participar já podem se inscrever no programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral. Para isso, basta clicar no link disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção Eleitor – Mesário Voluntário e preencher um cadastro ou comparecer a um cartório eleitoral de sua cidade.

A nomeação dos mesários será feita até 3 de agosto pelo juiz eleitoral do respectivo municípios, exceto membros das mesas que serão instaladas em estabelecimentos penais e de internação. “O ideal é que o cidadão que deseja se voluntariar realize sua inscrição até a data do fechamento do cadastro eleitoral, 4 de maio, para que, no momento da seleção, a Justiça Eleitoral já tenha todos os seus dados atualizados”, explicou Thayanne Fonseca, coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TSE.

No último pleito, em 2014, 1,3 milhão dos 2,4 milhões de mesários que trabalharam eram voluntários. A participação é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Para exercer a função de mesário são chamados, preferencialmente, eleitores da própria seção, em situação regular com a Justiça Eleitoral e com formação em nível superior.

Treinamento

O treinamento para os mesários é realizados pelos respectivos TRE do estados, em formato presencial ou à distância. Nas últimas eleições, 26 mil mesários utilizaram o sistema EAD para a capacitação. Segundo a coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TSE, Thayanne Fonseca, a Justiça Eleitoral quer ampliar ainda mais a capacidade de alcance do sistema de educação à distância, que hoje ainda tem uma quantidade limitada de acessos. “Este ano, a possibilidade de treinamento de mesários por meio do ensino à distância foi incluída em norma, na Resolução n° 23.456, que dispõe dos atos preparatórios para as eleições de 2016. Essa iniciativa fortalece ainda mais o nosso objetivo de ampliação desse formato de capacitação”, disse a coordenadora.

O grupo que trabalha no desenvolvimento do material de capacitação dos mesários, que irão atuar no próximo pleito, utiliza o resultado da avaliação feita sobre a eleição passada, a partir da opinião dos próprios mesários. A ideia é corrigir eventuais falhas e efetuar os devidos ajustes. Esse material é produzido pelo TSE e reproduzido pelos regionais que, por sua vez, repassam aos cartórios eleitorais para a preparação dos mesários. Durante o treinamento serão abordados temas importantes como a postura ética adequada ao trabalho do mesário, a facilitação em relação à acessibilidade dos eleitores com deficiência, biometria, entre outros. Posteriormente, todos os materiais também serão disponibilizados na internet, em hostite desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para esse fim.

Aplicativo

Está em desenvolvimento no TSE um aplicativo para mesários que será disponibilizado nas Eleições Municipais de 2016. De acordo com Thayanne Fonseca, o aplicativo em versão off-line irá conter informações gerais sobre o trabalho dos mesários e as eleições, além de dúvidas frequentes (FAQ) que irão auxiliá-los durante a votação.

Funções

Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição estão as seguintes: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente. Cabe a eles também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação.

Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; bem como, eleitores menores de 18 anos.

Benefícios e regras

Além dos novos conhecimentos adquiridos, são inúmeros os benefícios para os mesário voluntários, como auxílio-alimentação para o dia da eleição, dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os TREs, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

Caso o mesário não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância quando comprovada a justificativa. Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias. Caso contrário, o mesário será multado.
 
Fonte: Ascom / STF

Mães protestam em Campos contra falta de leite


Mais uma vez, mães que buscavam leites com fórmulas especiais para os filhos na secretaria municipal de Saúde voltaram para casa com as mãos vazias. Nessa quinta-feira (3), algumas delas estiveram na sede do órgão, mas continuaram sem o alimento.

Segundo as mães, na secretaria a informação era de que o leite estaria em falta e sem previsão de chegada. “Tem mãe dando leite vencido, outras dando água com arroz. Você vê o filho chorando com fome e faz o quê?”, questiona a dona de casa Isabela Azeredo, 33 anos. Ela tem uma filha de dois anos e contou ainda que a última vez que recebeu leite foi no dia 5 de janeiro.

A representante do grupo das mães, Karen Carvalho, 23 anos, falou sobre a situação. Contou que se as crianças tomarem outro tipo de leite, desenvolvem reações alérgicas. A auxiliar operacional de saúde Kele Manhães, 36 anos, estava com a filha no colo de um ano e três meses. “Hoje (quinta) tive que comprar duas latas. Deu R$ 356,44. Dividi em três vezes. Essas latas dão para sete dias”.

Em nota, a Prefeitura informou que a oferta de fórmulas especiais não é um serviço garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas é um programa municipal, pago com royalties do petróleo. “A secretaria de Saúde realizou todos os trâmites administrativos para continuar garantindo o atendimento e aguarda a entrega de novas latas”.

Câmara — Na última terça-feira, durante a sessão na Câmara, mães foram ao Legislativo com as latas vazias e protestaram contra a falta do leite. Em novembro do ano passado, elas estiveram Ministério Público Estadual para uma audiência, com a participação do secretário Geraldo Venâncio.
 
Foto: Rodrigo Silveira
Fonte: Folha da Manhã

quarta-feira, 2 de março de 2016

Dilegência dos vereadores José Carlos e Dayvison Miranda


Nesta terça-feira 01/03, após receberem denúncia de que haviam manifestações nas localidades de Morro Grande e Batatal do Imbé, os vereadores José Carlos e Dayvison Miranda, foram imediatamente checar a situação, onde primeiramente, na localidade de Morro Grande, entraram em contato com moradores, cerca de 30, que estavam retendo um ônibus devido a péssima prestação de serviço por parte da Empresa Rogil. Os vereadores negociaram com os moradores, onde ouvindo tanto os populares quanto representantes da empresa, chegaram a seguinte conclusão:

1 - Os moradores alegaram que constantemente chegavam atrasados no serviço ou não conseguiam trabalhar pela péssima prestação de serviço, e pediram regularidade nos horários.

2 - Os representantes da empresa disseram que estavam enviando poucos coletivos, devido a péssima conservação da estrada que ligava a Tapera até Batatal e que por diversas vezes pediram a prefeitura para endireitar a estrada.

Diante dos fatos, os vereadores negociaram com os populares, onde os mesmos liberaram o ônibus e os ânimos foram acalmados.

No mesmo instante os vereadores entraram em contato com a empresa, relatando o acontecido e pedindo a regularidade nos horários pois a situação da estrada seria tratada entre os vereadores e o secretário de obras Edilson Peixoto.

Prosseguindo mais adiante, indo até a localidade de Batatal, populares estavam retendo dois coletivos, onde logo com a chegada dos vereadores, tudo foi conversado e os coletivos foram liberados.

Em contato com o Secretário de Obras, o mesmo imediatamente enviou uma equipe para reparar a estrada e com uma Patrol e dois caminhões de asfalto, o problema foi sanado.

Assim, no final do dia, a empresa cumpriu o seu papel e enviou os ônibus e com a promessa de que seria regularizado o horário no dia seguinte.




 




terça-feira, 1 de março de 2016

Carla Machado fecha com PSC, que terá Renato Thimóteo na presidência


Pré-candidata a prefeita de São João da Barra, a petista Carla Machado anunciou na tarde desta terça-feira (1) a aliança com mais um partido, o PSC. Carla, que disse no ano passado que a meta era ter no seu grupo de apoio 13 partidos, chega a 16. A presidência do partido no diretório local surpreende mais que a aliança. O suplente de vereador pelo PDT, Renato Thimóteo que no último pleito estava no PDT e teve 515 votos, ficando na segunda suplência. Até esta terça, Renato fazia parte do governo Neco (PMDB), com a função de Ouvidor da secretaria de Turismo.

— Vou assumir a presidência do partido e a gente fechou uma aliança com o PT, com a candidata Carla Machado. Sou funcionário concursado da Prefeitura e já dei entrada hoje (terça-feira) no pedido de exoneração da função gratificada que exercia — afirmou Renato.

Participaram da reunião o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo Pereira, deputado estadual Márcio Pacheco e integrantes da executiva regional.

Alianças — Nas contas de Carla, já são 16 os partidos aliados para a campanha de 2016: PT, PP, PSDC, Pros, PSD, PRB, PHS, PTB, PPS, PEN, PV, PTN, PC do B, PMB, PRP e PSC.

Fonte: Blog do Arnaldo Neto
Foto: Reprodução do Facebook

Degredo Bike Club e Zé Bike realizará a 1ª Pedalada de Campos para Rio das Ostras


O grupo de ciclista Degredo Bike Club da localidade de Degredo em São João da Barra e lojas Zé Bike, estarão realizando no próximo dia 11/03, a 1ª Pedalada de Campos para Rio das Ostras.

A largada será da cidade de Campos dos Goytacazes, enfrente a loja Zé Bike, localizada na rua Alberto Torres, nº 134, as 23:00 horas.

O empresário Zé Ricardo Felizardo (Zé Bike) falou do objetivo da pedalada. "Nosso objetivo não é fazer mais um evento ou mais uma pedalada, mais mostrar a todos os benefícios da bike para a saúde. Você também pode fazer a diferença para um mundo melhor, unindo forças, ideias e principalmente atitude de mudar, deixando de lado o sedentarismo." Afirmou Zé Bike

As inscrições ja estão abertas, quem desejar participar da pedalada, desfrutando das belas paisagens durante o percurso, e ter mais informações, basta fazer a sua inscrição ligando para o numero abaixo.

Zé Ricardo ( Zé Bike) 22 998822868

MPF cobra reparação total de danos ambientais do Porto do Açu


O Ministério Público Federal (MPF) se opôs, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos recursos especiais do estaleiro OSX e do Porto do Açu Operações, responsáveis pelo complexo logístico portuário em construção em São João da Barra, no Norte Fluminense. O MPF/RJ processou o grupo empresarial EBX para paralisar as obras por salinizarem o Canal de Quitingunte com danos ao meio ambiente e ao consumo humano. As empresas questionaram a decisão judicial que considerou como área atingida todo o 5º distrito (Pipeiras), como quis o MPF (o juiz em Campos considerou inicialmente apenas os danos comprovados ao canal).

Na ação contra as empresas do grupo EBX e os institutos ambientais IBAMA e INEA, o MPF levou em consideração pesquisas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) que detectaram um índice de salinidade sete vezes maior ao permitido para o consumo na água fornecida à região pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). O aumento da salinidade no solo e em águas doces destrói a vegetação, inutiliza o solo para plantio e tornam impróprias ao consumo as águas dos mananciais, entre outros danos.
 
Fonte: Blog do Arnaldo Neto

Prefeito de Iaciara (GO) recebe voz de prisão e sai algemado da prefeitura


Um vídeo postado na internet tem causado muita discussão nas redes sociais. O vídeo mostra um promotor de justiça dando voz de prisão para o prefeito da cidade de Iaciara, Quintino de Paula. O motivo da prisão seria uma acusação de que o prefeito teria cometido crime ambiental na cidade. 
 
Após uma calorosa discussão, o prefeito tentou deixar a prefeitura em seu carro, mas acabou sendo algemado por policias militares que estavam juntos com o promotor. Quintino acabou saindo algemado da prefeitura. Ela foi encaminhado para a a delegacia onde prestou depoimento.
 
Confira o vídeo abaixo
 
 
Fonte: Diantedofato.com.br
Foto e Vídeo: Youtube.com