quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Estiagem leva Cedae a reduzir abastecimento de água em Miracema e Varre-Sai


Em função da estiagem dos últimos meses, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) reduziu nesta semana o abastecimento de água nas cidades de Miracema e Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. De acordo com a Cedae, os moradores das duas cidades devem consumir água de forma equilibrada e evitar o desperdício, visando evitar problemas maiores de abastecimento.

Segundo a Cedae, a estiagem e a consequente redução do nível do Rio Pomba, onde a companhia capta água para tratamento e distribuição, levou à redução no fornecimento de água para Miracema. Além da região central, a estiagem atingiu também o distrito de Paraíso do Tobias, cujo sistema de distribuição de água, abastecido pelo manancial Valão do Bonito, também teve sua vazão diminuída.

A estiagem na cidade levou a Prefeitura de Miracema a decretar estado de emergência nesta segunda-feira (25). Segundo dados da Defesa Civil, choveu apenas 18 milímetros na cidade em 2017, sendo que o ideal seriam 100 milímetros.

Em Varre-Sai, a falta de chuvas reduziu os níveis dos manciais onde a Cedae capta água para distribuição na cidade. Segundo a companhia, estão sendo realizadas manobras operacionais para minimizar os efeitos da seca na região da nascente do córrego Santa Cruz, responsável pelo abastecimento do município.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário