segunda-feira, 23 de maio de 2016

GAM resgata Tamanduá Mirim em cerâmica


Mais um animal foi resgatado pelo Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal. Desta vez, foi um Tamanduá Mirim, encontrado dentro de uma cerâmica, na Estrada do Açúcar, nesta segunda-feira (23). Este é o segundo animal silvestre resgatado nos últimos dias pelo GAM.

Após receber informação sobre a presença do animal, o Grupamento Ambiental foi até o local para o resgate e encaminhou o animal para ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagem (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). De acordo com o comandante do Grupamento Ambiental, Sávio Tatagiba, o animal teria aparecido durante a madrugada. “Com os latidos dos cachorros, os funcionários o identificaram e o mantiveram em um local protegido até a chegada do Grupamento Ambiental. Depois, o encaminhamos ao Nepas, na Uenf, para avaliação veterinária e, posteriormente, ser devolvido à natureza”, disse o comandante do GAM, Sávio Tatagiba.

No último trimestre, 245 animais silvestres foram devolvidos ao seu habitat natural pelo Grupamento Ambiental Municipal: 209 aves, 22 mamíferos e 14 répteis. As aves são gaviões, corujas, papagaios, tizis, coleiros e canários da terra. Os mamíferos são gambás, ouriços cacheiros, tamanduás mirins e capivara.

Os répteis são cobras jiboias e papa pintos; jabuti e cágados. Os animais silvestres resgatados no primeiro trimestre de 2015 foram 140, sendo 99 aves, 35 mamíferos e seis répteis. Houve um aumento nas ações de mais de 150% em relação ao primeiro trimestre de 2015, quando foram atendidas 55 ocorrências.

O Grupamento Ambiental realiza um trabalho de prevenção de animais silvestres. No primeiro semestre de 2016, 134 ocorrências foram atendidas, sendo 41% resgates e apreensão de animais silvestres, 26% soltura de animais silvestres, 8% apoio a outros órgãos e secretarias, 7% maus-tratos a animais, 7% caça e pesca ilegais, 6% educação ambiental e 5% desmatamento e aterramento.

Fonte: Campos 24 horas
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário